Madeira

IV Encontro da Educação debate cidadania inclusiva

None

O IV Encontro da Educação de Santa Cruz teve início esta manhã, sob o tema “Escola: Um Caminho numa Cidadania Inclusiva”.

A sessão de abertura foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e pelo secretário regional da Educação, que reforçaram a importância da inclusão das pessoas com deficiência, e o papel da escola e da sociedade nesse objectivo que deve unir a todos.

Filipe Sousa destacou que o Encontro da Educação, uma iniciativa da autarquia, é um evento que incorpora aquele que tem sido o profundo sentir do actual executivo, que, desde a primeira hora, nunca se furtou ao diálogo e à cooperação com as restantes forças vivas deste concelho.

“Este nosso posicionamento teve na escola e nos seus agentes um interlocutor privilegiado. Não só porque entendo que nenhum projecto de futuro, seja ele nacional, regional ou local se pode fazer de costas para aquele que é o repositório máximo desse futuro: a escola. Mas também porque reconheço o papel essencial dessa mesma escola na sociedade e os ganhos inquestionáveis de uma eficaz e produtiva colaboração”, vincou.

Filipe Sousa e Jorge Carvalho coincidiram na importância de se promover a inclusão, tendo o secretário da Educação elogiado a autarquia pela iniciativa.

Jorge Carvalho destacou ainda o trabalho que o Governo Regional tem desenvolvido a este nível, o qual é assinalável e com efeitos positivos ao nível da inclusão das pessoas com deficiência.

O IV Encontro da Educação de Santa Cruz conta, este ano, com 170 inscritos, e decorre até ao fim do dia no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz.

Trata-se de uma organização anual da Câmara Municipal de Santa Cruz, que tem por objectivo informar e divulgar trabalhos efectuados no concelho no âmbito educativo, e ainda promover um espaço de debate de ideias através da discussão de especialistas. Este ano, o tema principal é a Inclusão na Sala de Aula, na Escola e na Sociedade e o encontro terá lugar no próximo dia.