Há rastreios gratuitos para a depressão, assunto que pode consultar na agenda desta sexta-feira

18 Mai 2017 / 19:00 H.

Rastreios gratuitos

Esta sexta-feira serão disponibilizados rastreios gratuitos para a depressão, levados a cabo pelo Serviço de Psicologia e Avaliação Forense, entre as 10 e as 19 horas, na Rua Câmara Pestana, n.º 21, sala 12, 3.º andar.

Miguel Albuquerque com agenda preenchida

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, tem a seguinte agenda para esta sexta-feira, dia 19 de Maio de 2017:

Pelas 12 horas recebe, para a apresentação de cumprimentos, o reitor da Universidade da Madeira. Ao passo que pelas 14h30 participa na sessão de abertura em alusão ao Dia do Empresário no Centro de Congressos da Madeira. O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, estará também presente no lançamento do livro ‘Orquídeas’ da autoria de Pedro Spínola.

Este lançamento será feito pelas 19 horas, no espaço que acolhe a 62.ª Exposição da Flor, na Praça do Povo, pretendendo motivar, quer os amadores, quer os profissionais, para o cultivo deste género botânico, para o qual a ilha da Madeira oferece óptimas condições, mas cuja produção vem decaindo nos últimos anos.

‘Estar Sem Abrigo’ em debate

Esta sexta-feira, dia 19 de Maio, pelas 10h30, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, decorre a abertura da conferência ‘Estar Sem Abrigo’, com organização a cargo da Câmara Municipal do Funchal e da Associação Conversa Amiga (ACA). O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, fará a abertura da conferência, abordando o projecto “Cacifos Solidários”, que está em vias de ser implementado no Funchal. A conferência é aberta a toda a população.

Nanomateriais em discussão

No âmbito do protocolo de colaboração científico-tecnológico, entre a Universidade da Madeira

(UMa) e a Universidade de Donghua (DHU), Xangai, China, uma equipa

de professores da universidade de DHU, liderados pela Professora Meifang Zhu, presidente do Colégio de Ciências e Engenharia de Materiais e Directora do Laboratório Nacional de Modificação Química de Fibras e Materiais Poliméricos, visitará a UMa e o Centro de Química da Madeira (CQM), para análise dos resultados obtidos e para perspectivar o futuro trabalho de colaboração. No âmbito desta visita serão proferidas três conferências, esta sexta-feira, dia 19 de Maio, pelas 15 horas, no anfiteatro 10, com entrada livre, sobre a temática dos usos e aplicações dos nanomateriais.

Rui Barreto na Quinta do Poç da Câmara

O candidato do CDS-PP Madeira à Câmara Municipal do Funchal, Rui Barreto, aborda esta sexta-feira, dia 19 de Maio de 2017, questões relevantes para o concelho do Funchal, no âmbito do projecto de candidatura que irá apresentar aos funchalenses.

O candidato irá prestar declarações à comunicação social pelas 12 horas, nos jardins da Quinta do Poço da Câmara, freguesia do Imaculado Coração de Maria. Rui Barreto faz-se acompanhar de outros candidatos, em particular de Março Leça.

Saturnino Silva apresenta novo livro

Esta sexta feira, dia 19, às 19 horas, na Fnac do Madeira Shopping, o psiquiatra Saturnino Silva leva-nos a uma apresentação, através do seu livro, aos tempos quase medievais da assistência psiquiátrica na Região, descrevendo os avanços e o quebrar de tabus em torno da Saúde Mental. Um olhar sobre o passado que nos conduz à realidade actual de uma das áreas mais fascinantes da Medicina.

JPP leva a cabo iniciativa política

O JPP vai realizar uma conferência de imprensa, pelas 11 horas, na estrada Ponta da Oliveira, no Caniço.

(Ponto de encontro - junto à Cervejaria Alemã)

Dia do Empresário Madeirense

A ACIF-CCIM organiza as comemorações do Dia do Empresário Madeirense que terá lugar, este ano, a 19 de Maio, esta sexta-feira, no Centro de Congressos da Madeira.O primeiro momento será a Sessão Comemorativa subordinada ao tema ‘A Evolução dos Negócios’, pelas 14 horas. Um segundo momento será o jantar de Gala, no Restaurante Panorâmico Pestana Casino Park, que contará com a intervenção do Senhor Ministro do Planeamento e Infraestruturas Pedro Marques.

PSD Madeira em Santo António

O grupo parlamentar do PSD Madeira realiza esta sexta-feira, dia 19 de Maio, um encontro de trabalho com a JSD/Madeira. Pelas 12h30 será realizada uma conferência de imprensa na esplanada em frente à Igreja de Santo António.

Concerto de música barroca

Esta sexta-feira, dia 19 de Maio, pelas 18 horas, decorre no Palácio de São Lourenço Funchal, um concerto de música barroca intitulado ‘O Jardim Harmónico’, o primeiro de um ciclo musical da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura e integrado nas festividades da Festa da Flor.

Porto Santo recebe Associação Nacional de Freguesias

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo recebe, esta sexta-feira, dia 19 de Maio, a comitiva da Associação Nacional de Freguesias, que se desloca durante o fim-de-semana a este município.

A apresentação de cumprimentos protocolares acontece no Edifício de Serviços Públicos, pelas 18 horas.

Visita ao Espaço Infoart

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura estará presente amanhã, dia 19 de Maio, pelas 12 horas, no Espaço Infoart, localizado na Avenida Arriaga, onde decorrerá a cerimónia de assinatura do contrato interadministrativo com a Câmara Municipal de Machico, contrato que decorre do novo regime jurídico do serviço público de transporte de passageiros.

PCP viaja da Ribeira Brava ao Funchal na Rodoeste

O grupo parlamentar do PCP faz viagem de autocarro esta sexta-feira, através da linha de transporte pública prestado pela empresa Rodoeste, no trajecto entre Ribeira Brava e o Funchal. A acção finaliza pelas 12h45, no Campo da barca, onde serão apresentadas as conclusões desta iniciativa política.

PTP apresenta oficialmente candidatura

Decorre esta sexta-feira o jantar de apresentação da candidatura do PTP à Câmara Municipal do Funchal, que terá lugar no Restaurante Teleférico, Rua do Pombal, abaixo do jardim de Santa Luzia.

Fundação PT na ‘Bartolomeu Perestrelo’

Realiza-se esta sexta-feira, dia 19 de Maio, pelas 14h30, no Auditório da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos com pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito dos protocolos celebrados com a Fundação PT, uma cerimónia alusiva aos projectos ‘Todos podem ler’ e ‘Teleaula – Aprender sem barreiras’. Esta cerimónia contempla entrega de equipamento informático.

Bagão Félix na Calheta

António Bagão Félix estará presente esta sexta-feira na Santa Casa da Misericórdia da Calheta, na sequência do Dia da Misericórdia e da 11.º edição da Festa da Solidariedade. O orador participa numa conferência intitulada ‘Solidariedade, Um valor ético e geracional’, que decorre pelas 17 horas, no auditório da Santa Casa da Misericórdia da Calheta.

Funchal Forte no Lido

A coligação Funchal Forte (PPM-PURP) irá realizar esta sexta-feira uma acção política em frente ao complexo balnear das piscinas do Lido pelas 11h30.

I Simpósio das Bibliotecas Escolares na Gonçalves Zarco

A Escola Gonçalves Zarco organiza esta sexta-feira, entre as 10h e as 16h30, na sala de sessões, o I Simpósio das Bibliotecas Escolares, integrado no projecto ‘Arquipélago de leituras’, dirigido a técnicos de bibliotecas, professores e outros especialistas nesta área do saber e da aprendizagem.

Pedro Ramos participa em duas acções

Pedro Ramos, secretário regional da Saúde, preside esta sexta-feira, pelas 9 horas, a abertura da conferência ‘Prevenção da Obesidade no Trabalho’, que terá lugar na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Pelas 18 horas, no colégio dos Jesuítas, Pedro Ramos participa na sessão comemorativa do Dia Mundial do Médico de Família.

12.º Congresso dos Professores da Madeira

Decorre esta sexta-feira o 12.º Congresso dos Professores da Madeira com início às 8h30 e término às 18 horas, no auditório do Sindicato de Professores da Madeira. ‘Ética, Docência e Sindicalismo: sentidos, razões e consequências’ é o nome dado à palestra.

Escola Agrícola da Madeira recebe Humberto Vasconcelos

O secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, estará esta sexta-feira, pelas 14 horas, na abertura do seminário ‘Perspectivas da Produção de Leite na RAM’, que decorre na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

Sé do Funchal dá missa pelos Advogados

A Semana do Advogado prossegue com a celebração de um protocolo solidário com o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família. Esta sexta-feira, Dia de Santo Ivo, padroeiro dos Advogados, terá lugar na Sé do Funchal, pelas 18 horas, uma missa de sufrágio em memória dos profissionais já falecidos e acção de graças aos profissionais no activo.

Comissão Nacional de Eleições na Madeira

Há uma sessão de esclarecimento com a Comissão Nacional de Eleições, que decorre esta sexta-feira pelas 10 horas no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira. A ocasião é de entrada gratuita e visa debater a publicidade em período de campanha eleitoral nas autárquicas de 2017 e a nova legislação para a cobertura jornalística.

‘Clean Up the Europe’ na Avenida do Mar

A Câmara Municipal do Funchal associa-se uma vez mais à campanha europeia ‘Clean Up the Europe’, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas que se realiza no próximo dia 19 de Maio de 2017.

O ponto de encontro de uma das equipas será no Avenida do Mar (em frente ao Cais do Funchal) pelas 9h30 e contará com a presença da vice-presidente da autarquia, Idalina Perestrelo.

‘Mexicano’ em modo competição

O videojogo ‘Dr. Why’ estará à noite em foco na Cantina El Mexicano para mais uma sexta-feira plena de competição e animação. Depois há karaoke pela noite dentro.

Restaurante Bahia prossegue ‘show’ artístico

O Restaurante Bahia será palco do espectáculo ‘Wonderland’ com Cristina Barbosa.

Festa da Cebola inicia-se esta sexta-feira

A XX Festa da Cebola inicia-se esta sexta-feira pelas 19 horas e prolonga-se até domingo, dia 21 de Maio.

Copacabana e Garden aquecem o fim-de-semana

A festa ‘Ladies Fever’, com o DJ Luís Gonçalves, é a proposta da discoteca Copacabana do Casino para a noite. Já no Garden será Michael C o ‘timoneiro’ musical.

Vespas oferece 4 bebidas às mulheres

‘Ladies Night’ nas Vespas. Entrada grátis para as mulheres até à 1 hora e oferta de 4 bebidas (depois dessa hora, elas pagam 5 euros com direito a 4 bebidas). Os homens pagam, até à 1 hora, 5 euros para entrar (totalmente consumíveis). Após essa hora pagam 10 euros (totalmente consumíveis).

Tópicos