Greve dos professores é destaque na agenda de quarta-feira, saiba o que está previsto durante o protesto

14 Nov 2017 / 19:00 H.

Professores e educadores em greve

Na Madeira, os professores e educadores iniciarão a jornada de luta na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, pelas 8 horas, seguindo-se uma concentração em frente à Assembleia Legislativa da Madeira, com caminhada de protesto até à Secretaria de Educação e Vice-Presidência do Governo Regional. A iniciativa surge como forma de protesto contra a indiferença dos dirigentes políticos em relação às “injustiças que os docentes estão a ser alvo, das quais a mais flagrante é a discriminação, no que à contagem integral do tempo de serviço diz respeito”.

Programa:

- 08h00: acompanhamento do início da greve, junto à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco;

- 10h30: concentração em frente da Assembleia Legislativa da Madeira e aprovação de uma resolução a entregar aos grupos parlamentares regionais, à Secretaria de Educação e ao vice-presidente, responsável pela recém-criada Direcção de Orçamento e Tesouro;

- 11h00: percurso até à SRE e Vice-Presidência;

- 11h30: entrega da Resolução aprovada na concentração ao secretário de Educação e ao vice-presidente.

‘Música, Artes e Literatura’ na Jaime Moniz

Nesta quarta-feira dia 15 de Novembro, será levado a efeito o evento ‘Música, Artes e Literatura’, promovido pela Coordenação das Actividades de Complemento e Enriquecimento Curricular em colaboração com a Coordenação da Biblioteca da Escola Secundária de Jaime Moniz, que terá como oradora a escritora Patrícia Ribeiro. Trata-se de uma palestra/apresentação feita pela autora do seu mais recente livro, intitulado ‘Os Homens Nunca Saberão Nada Disto’, que decorrerá em duas sessões (turnos manhã/tarde), na Biblioteca e Sala 215 da instituição escolar.

Funchal recebe exposição internacional sobre a arte de contar histórias digitais

Outrora, a arte de contar histórias era basicamente deliciada pelas pessoas ao redor de uma fogueira, durante uma boa conversa, ou no aconchego do convívio social. Hoje em dia, a arte de contar de histórias é feita não só através da fala ou de livros. Contar histórias no ano de 2017 significa usar uma diversidade infindável de tecnologias interactivas. É este o tema de uma exposição de arte digital que acontecerá no hotel Vidamar, no Funchal, pelos dias 15 e 16 de Novembro. A abertura oficial da exposição será às 16 horas, é gratuita e aberta ao público e irá exibir uma variedade de obras de arte digital, que incluem narrativas interactivas em vários formatos mediáticos, como por exemplo documentários feitos para a Web, filmes de realidade virtual, jogos narrativos, aplicações móveis de realidade aumentada e projectos transmedia. Tais obras foram criadas por mais de trinta artistas de origem nacional e internacional. O tema da exposição é ‘Time & Tempo’ e explora as qualidades intrínsecas da narrativa interactiva, tendo como factor criativo o tempo, o ritmo dos utilizadores de tais tecnologias, e como o tempo é incorporado nas narrativas.

10.º aniversário do Solar do Ribeirinho

O Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico celebra, nesta quarta-feira, o 10.º aniversário, data em que será inaugurada, pelas 18h30, uma exposição retrospectiva de uma década de existência desta unidade museológica, denominada ‘Solar 10 Anos’. Além disso, será também apresentado um panfleto alusivo ao tema desta data.

Porto Santo inicia comemorações do Dia do Mar

No âmbito das comemorações do Dia do Mar, a Câmara Municipal do Porto Santo associou-se ao Observatório Oceânico da Madeira e ao CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, para desenvolver acções de sensibilização junto dos alunos das escolas do município. Estas actividades, que decorrerão nesta quarta-feira, dia 15 de Novembro, incidirão na problemática da poluição dos oceanos e na biodiversidade marinha e envolverão mais de 200 alunos das escolas básicas do 1.º ciclo, Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco e ainda utentes do Centro de Actividades Ocupacionais do Porto Santo.

Concerto de Música de Câmara no Baltazar Dias

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade que gere a Orquestra Clássica da Madeira, apresenta um concerto de Música de Câmara nesta quarta-feira, dia 15 de Novembro, pelas 21 horas, no Átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias. Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e estão disponíveis na bilheteira do Teatro.

Jornada de apresentação do projecto ‘Islandap’

No âmbito do projecto ‘Islandap: Consórcio I+D+I para o desenvolvimento da aquaponia e economia circular nas ilhas ultraperiféricas’, irá realizada, no Madeira Tecnopolo, uma jornada de promoção e divulgação do projecto aberta ao público. O evento está orientado a toda a comunidade e será composto por palestras técnicas e informativas, com o objectivo de promover e difundir o projecto Islandap, desenvolver as capacidades no âmbito da investigação, assim como demostrar que é possível estabelecer um modelo de negócio sustentável. Com este evento pretende-se estender o conhecimento acerca da aquaponia, mostrando as suas vantagens a partir de diferentes abordagens.

Programa:

10h00 – Sessão de abertura;

10h15 - Apresentação geral do projecto;

10h45 – Apresentação dos objectivos, actividades, parceiros e associados em cada região;

11h15 – Apresentação da rede de Economia Circular e aquaponia, apresentação da página web e redes sociais;

11h45 – Sessão aberta de perguntas e respostas;

12h30 – Encerramento da Jornada e networking;

Secretaria de Agricultura assina protocolo com empresa Transportes Alternativos da Madeira

Terá lugar, pelas 12 horas, no auditório da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, a assinatura de um protocolo entre esta secretaria e a empresa Transportes Alternativos da Madeira (que gere o Teleférico do Jardim Botânico). O objectivo passa por introduzir nos vários espaços ajardinados da empresa, plantas endémicas da Macaronésia, visando objectivos de enquadramento paisagístico, divulgação e estudo técnico-científico das mesmas. Na ocasião estará presente o secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, bem como um representante da empresa Transportes Alternativos da Madeira.

Sessão de divulgação do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 anos de Idade

Realiza-se pela primeira vez na Madeira uma sessão de divulgação do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 anos de Idade (PVNPCA), efectuada pela Coordenação do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 Anos de Idade (PVNPC5A), um consórcio entre as sociedades clínico-científicas que acompanham esta condição na infância e a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral. A apresentação terá lugar na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, entre as 12 horas e as 14h30.

Entrega de prémios de mérito aos alunos da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente nesta quarta-feira, pelas 15 horas, na cerimónia de entrega de prémios de mérito, relativos ao ano lectivo 2016/2017, aos alunos da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade.

Pedro Coelho visita obras na vereda da Ribeira da Caixa

O presidente da Câmara de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e o executivo municipal, promovem nesta quarta-feira, pelas 12 horas, uma visita às obras em curso de alargamento da vereda da Ribeira da Caixa, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. A empreitada compreende a execução de trabalhos de escavação de terrenos para abertura do novo arruamento, construção de muros de suporte e contenção, lançamento de redes de águas e esgotos e iluminação pública e pavimentação, numa extensão de aproximadamente 100 metros, representando um investimento público municipal na ordem dos 190 mil euros.

Vereadores do PSD da CMF realizam encontro com a Associação de Surdos

Os vereadores do PSD da Câmara Municipal realizam nesta quarta-feira, dia 15 de Novembro, pelas 18 horas, um encontro com a Associação de Surdos. Ouvir as necessidades daquela instituição, as barreiras que estas pessoas encontram na cidade, no seu dia-a-dia, e encontrar soluções para as problemáticas são os objectivos da iniciativa.

Requalificação do Hospital dos Marmeleiros é discutida no plenário

Pelas 9 horas desta quarta-feira terá início uma sessão plenária na Assembleia Legislativa da Madeira, sendo o primeiro ponto da ordem de trabalhos a continuação da apreciação conjunta na generalidade do projecto de resolução, da autoria do BE, intitulado ‘Obras de beneficiação da estrutura do Hospital dos Marmeleiros’, após apreciação pela 5ª Comissão Especializada.

Comitiva de Erasmus da HBG explora a Madeira

No âmbito de um projecto Erasmus+ promovido pelo Clube Europeu da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, a comitiva internacional visitará a Igreja da Sé, o Palácio de São Lourenço (residência oficial do Representante da República) e será recebida pela vereadora Madalena Nunes em representação do presidente da Câmara Municipal do Funchal, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho. No contexto social, haverá lugar a um passeio pelo norte da ilha.

Pedro Ramos reúne com Ministro da Administração Interna

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, reúne nesta quarta-feira, dia 15 de Novembro, pelas 18h30, em Lisboa, com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Neste primeiro encontro do secretário regional com as entidades nacionais com a tutela da protecção civil, após a transferência desta área para a sua tutela em Agosto último, será analisada a possibilidade de a Madeira integrar o concurso público internacional para o fornecimento de helicópteros ligeiros para o combate a incêndios florestais que a Autoridade Nacional de Protecção Civil deverá abrir este ano, bem como outras questões relacionadas com a protecção civil.

Tópicos

Outras Notícias