Governo será “implacável” em matéria de segurança e saúde no trabalho

Entre Janeiro e Junho já se realizaram 61 acções de sensibilização

11 Jul 2018 / 12:15 H.

Nos primeiros seis meses deste ano o Governo Regional já realizou 61 acções de sensibilização na área da Segurança e Saúde no Trabalho, tendo com elas abrangido 1.383 trabalhadores, revelou esta manhã a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, no âmbito do Seminário Segurança e Saúde no Trabalho, que decorreu no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico. Rita Andrade garante que o trabalho é para continuar, que há outras acções previstas para o resto deste ano e que o Governo vai ser implacável no cumprimento da lei nesta matéria.

“O Governo Regional continuará a ser implacável no cumprimento, no assegurar que a lei se cumpre pela protecção das pessoas, pela sua própria protecção”, afirmou a secretária, defendendo que pessoas e empresas seguras levam a empresas mais produtivas, elevados níveis de cidadania. “No fim de contas, ficam todos melhor e saem todos a ganhar”, recordou Rita Andrade.

A secretária recordou que o ‘só acontece aos outros’ é um mito. “Culturalmente não é um tema fácil de introduzir nas rotinas do dia-a-dia das pessoas, dos trabalhadores, e infelizmente as pessoas pensam que só acontece aos outros quando há problemas e acidentes de trabalho, mas na verdade acontece-nos, dentro da nossa instituição, dentro da nossa casa”.

Rita Andrade ficou feliz por constatar que as pessoas estão mais sensibilizadas para a questão da prevenção. O trabalho tem sido realizado por um lado juntos dos profissionais directamente ligados a estas matérias e por outro com acções de sensibilização no sentido de promover uma cultura que seja transversal na área da prevenção, revelou. “É um trabalho que nunca estás completo, temos sempre muito a fazer”, reconheceu a governante, feliz pela adesão à iniciativa. O facto de ter pessoas de tantas áreas, disse, “demonstra que esta é uma temática que está na ordem do dia”.

Outras Notícias