Governo da Madeira investe 200 mil euros na limpeza das ribeiras em 2017

30 Nov 2016 / 16:34 H.

O Governo Regional da Madeira vai investir 200 mil euros na contratação de serviços externos para a limpeza das ribeiras em 2017, anunciou hoje, no Funchal, o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus.

“Iremos lançar um procedimento concursal no sentido de contratar serviços no exterior para reforçar este tipo de trabalhos”, disse Sérgio Marques durante uma visita às operações que decorrem no Ribeiro da Nora, nas zonas altas do concelho.

O governante, que tutela o setor das obras públicas, explicou que a Direção Regional de Equipamento Social e Conservação dispõe apenas de dez funcionários para este tipo de trabalhos, o que se revela manifestamente insuficiente para o número de solicitações.

“Constatámos que há que reforçar essa intervenção. A nossa equipa não consegue responder a todas as necessidades”, afirmou Sérgio Marques, sublinhando, no entanto, que no decurso deste ano já foram limpos 32 cursos de água.

O secretário regional indicou que o concurso está “à beira da adjudicação” e vai abarcar toda a região autónoma, onde vão decorrer operações de corte e limpeza de vegetação infestante, trabalhos de enrocamento, consolidação das margens e dos muros de suporte das ribeiras.

“Uma ribeira limpa é uma ribeira mais segura, corre menor risco de transbordar e de ser objeto de uma aluvião”, disse Sérgio Marques, vincando que se trata de um “trabalho fundamental” para a segurança dos aglomerados urbanos e das populações.

Tópicos

Outras Notícias