Exposição ‘Os Rapazes dos Tanques’ inaugurada na Câmara do Funchal

21 Abr 2017 / 17:45 H.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal e alguns dos antigos militares que integraram a coluna de Salgueiro Maia, a 25 de Abril de 1974, inauguraram, esta tarde, no átrio da câmara, a exposição ‘Os Rapazes dos Tanques’.

A exposição apresenta fotos de Alfredo Cunha, feitas no dia da Revolução dos Cravos e que fazem parte do livro de que é autor, em parceria com o jornalista Adelino Gomes.

‘Os Rapazes dos Tanques’ mostra os jovens militares que saíram da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém e foram os principais protagonistas da revolução que acabou com uma ditadura de 48 anos.

No livro, além de muitas fotos, são apresentados relatos dos homens da coluna do capitão Salgueiro Maia - há uma entrevista com a viúva do militar -, mas também dos que estiveram do outro lado, nas forças que defendiam o regime. Entre eles o alferes Sottomayor, que se recusou a obedecer a uma ordem do brigadeiro Junqueira dos Reis para disparar sobre os revoltosos e o cabo Costa, que se fechou dentro de um blindado e recusou fazer tiro sobre as viaturas de Salgueiro Maia.

Esta é uma das iniciativas que integram as comemorações do 43º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 que este ano traz à Região alguns dos militares da coluna de Santarém.

António Gonçalves, um madeirense que era furriel de Cavalaria e comandou uma das viaturas blindadas de Salgueiro Maia, é um dos responsáveis por esta inicitiva.

Tópicos

Outras Notícias