Entre os chinelos e o guarda-chuva

Previsões do IPMA para hoje incluem chuva a Norte, e possibilidade de queda também no Funchal

18 Jul 2018 / 08:34 H.

A chuva está nas previsões para o dia de hoje do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma quarta-feira com períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã e com ocorrência de períodos de chuva, em especial nas vertentes Norte. O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) predominando de Nordeste.

No Funchal, está também contemplada a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, numa jornada também de muitas nuvens pelo menos até ao final da manhã. As temperaturas voltam hoje a manter-se entre os 20ºC e os 25ºC no Funchal. Em São Vicente, Porto Moniz e Santana a máxima não vai além dos 23ºC. Santa Cruz, Machico, Caniçal e Ponta do Pargo chegam aos 24ºC, Porto Santo, Ponta do Sol e Câmara de Lobos têm máximas de 25ºC. No Santo da Serra não vai além dos 19ºC.

Hoje a Madeira e o Porto Santo estão com risco muito elevado de exposição aos raios ultravioletas (UV), com 8 numa escala até 11. A recomendação é que tome cuidados acrescidos na exposição ao sol.

Quanto ao estado do mar, na costa Norte estão previstas ondas de Norte com 1 a 2 metros e na costa Sul ondas inferiores a 1 metro. A temperatura da água do mar está nos 22 graus celsius.