Educação promoveu treino de respostas em situações de risco

19 Mai 2017 / 16:37 H.

Na semana, que agora termina, decorreu em várias escolas da Região simulações de situações de risco, para preparar a comunidade escolar para respostas adequadas a cada situação. O objectivo, diz a Secretaria da Educação em comunicado, foi “treinar os comportamentos e as reacções da comunidade escolar a essas situações, bem como testar a eficácia dos Planos de Prevenção e Emergência.”

Na terça-feira, dia 16., os simulacros aconteceram nas escolas da Tabua e da Serra de Água, “em que se treinaram todos os procedimentos internos e externos de emergência nessa situação, sendo ainda relembradas as tomadas de decisão em eventuais situações de precipitação intensa”.

“Na quarta-feira, dia 17, decorreu uma intervenção do projecto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola” no Colégio Apresentação de Maria, onde foram realizados, com sucesso, exercícios de evacuação dos dois edifícios da escola. Neste mesmo dia, foi dinamizada uma ação de sensibilização por elementos da Secretaria Regional de Educação, Serviço Regional de Protecção Civil e Associação Insular de Geografia para toda a comunidade escolar, subordinada ao tema dos riscos naturais e tecnológicos.”

No dia seguinte, quinta-feira, dia 18, “foi testado o plano de prevenção e emergência da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, após ter sido simulado um incêndio num dos laboratórios existente no edifício.”

Já hoje, na parte da manhã, “foi exercitada uma situação de abrigo na EB1/PE da Seara Velha, no sentido de treinar os alunos, docentes e não docentes para uma eventual situação de precipitação intensa, em que seja mais seguro fazer o abrigo no edifício. Foi relembrado o sinal de alarme de abrigo, os locais mais seguros da escola, assim como a dinâmica de organização interna nessa situação específica.”

A Secretaria da Educação faz notar que, além das escolas referidas, intervieram nas acções “as corporações de bombeiros locais e representantes das autarquias, todos num espírito de missão conjunta e integrada, com o objectivo de continuar a melhorar as condições de segurança das escolas e a fomentar uma cultura de segurança na comunidade escolar, determinante para uma cidadania consciente face aos diferentes riscos.”

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