Edgar Silva acusa governos Regional e da República de “negligência” no rescaldo dos incêndios de 2016

21 Set 2018 / 16:27 H.

O Coordenador Regional do PCP, Edgar Silva, promoveu hoje uma conferência de imprensa sobre a “negligência, irresponsabilidade política e prática dolosa” dos governos Regional e da República relativamente à catástrofe provocada pelos incêndios de 2016 na ilha da Madeira.

“Depois da catástrofe provocada pelos incêndios de 2016 na ilha da Madeira os governantes muito prometeram. Da mesma forma que, em relação à destruição provocada pela aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, toda a solidariedade foi prometida para a imediata reconstrução. Importa sublinhar que o Governo da República e o Governo Regional prometeram uma exemplar recuperação, como dever do Estado Português, que em situação alguma poderia ultrapassar o prazo máximo de um ano. A chamada ‘Lei de Meio’ foi aprovada nesse quadro de compromissos com o correspondente envelope financeiro. Passados que estão 8 anos até o mais básico dever de resolução dos problemas habitacionais continua por resolver”, começa por referir Edgar Silva.

Enumerando as verbas disponíveis para a reconstrução/ prevenção de incêndios, os comunistas constatam que “não por falta de meios financeiros, mas devido à inacção dos governantes, mais de metade dos financiamentos estão por aplicar, de onde resultam claros prejuízos e penalizações para quem foi vitimado por aquela catástrofe que afectou a Região Autónoma da Madeira”.

O PCP acusa, assim, “o Governo da República e o Governo Regional da Madeira, como correlativamente acusa o PS e o PSD, por negligências graves contra o Povo e contra a Região, pois, na sequência dos incêndios de 2016, havendo dinheiros públicos disponíveis, nada justifica o adiamento de problemas que continuam por resolver e a não aplicação das verbas que já contam com aprovação”.

O PCP acusa ainda o Governo da República e o Governo Regional da Madeira de “irresponsabilidade política que põe em causa o bom nome do Estado Português”.

Outras Notícias