DIÁRIO foi ao Liceu e conferiu os preparativos para o 180.º aniversário da instituição, veja o vídeo na agenda desta quarta-feira

03 Out 2017 / 19:00 H.

Liceu comemora 180 anos

A comemoração dos 180 anos desta instituição, o primeiro Liceu nacional a ser instalado no país, e dos 75 anos do actual edifício está marcada por algumas obras de remodelação que decorrem no local. Em dia de véspera, o DIÁRIO fez uma visita guiada à escola, acompanhado pelo presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira, que mostrou o que está a ser preparado no âmbito desta celebração:

Programa de celebração:

10h30 – Descerramento de uma placa alusiva às Comemorações;

10h50 – Acto comemorativo dos 50 anos dos Setimanistas do ano lectivo 1967-1968;

11h15 – Inauguração do Núcleo Museológico Escolar ‘O Lyceu’;

11h30 – Sessão Solene:

. Hinos da Escola, da Região Autónoma e da República Portuguesa interpretados respectivamente pelo Coro da ESJM e por ex-alunos da Escola;

. Apresentação de um pequeno Vídeo sobre o historial do Liceu/ESJM;

. Momento musical apresentado por artistas de renome local e nacional, antigos alunos do Liceu;

. Entrega de Certificados de Honra a ex-alunos, figuras de referência regional e nacional;

. Discursos do presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira, do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, entre outras personalidades;

12h30 – Cocktail.

Rita Andrade na sessão de abertura das comemorações do Dia do Idoso

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, preside na quarta-feira, 4 de Outubro pelas 9h30, no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira, à sessão de abertura das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, assinalado a 1 de Outubro, sob o Tema ‘Novos Desafios ao Envelhecimento’. Pretende-se com esta iniciativa a dinamização de uma pausa para reflectir, um espaço de partilha de conhecimentos no sentido de perspectivar novas formas de actuar perante o fenómeno do envelhecimento populacional.

Albuquerque visita obras do Pavilhão Gimnodesportivo da Ribeira Brava

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visita pelas 15h30 de quarta-feira as obras de reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo da Ribeira Brava.

Concelho de Câmara de Lobos ‘sopra’ 182 velas

O Município de Câmara de Lobos assinala nesta quarta-feira, dia 4 de Outubro, mais um aniversário da elevação a concelho. À semelhança dos anos antecedentes, a Câmara Municipal tem previstas diversas actividades para assinalar esta data. A sessão solene do 182.º aniversário assinalar-se-á, pela primeira vez, no dia 4 de outubro, iniciando-se às 1h45 com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se, pelas 17 horas, Sessão Solene no Museu de Imprensa da Madeira. Serão, ainda, atribuídas Medalhas de Honra e de Mérito Municipal a 13 personalidades e instituições. Com este acto, é objectivo da edilidade atribuir as insígnias no âmbito das comemorações do aniversário do município de Câmara de Lobos, momento propício à afirmação e valorização da identidade local e à exaltação da sua história e valores, tais como a solidariedade, a fraternidade, a partilha, a participação, entre muitos outros.

‘Winter Market’ no Mercado dos Lavradores até quarta-feira

A 3.ª edição do ‘Winter Market – Moda, Acessórios e Design’ começou esta segunda-feira e decorre até quarta, dia 4 de Outubro, entre as 9 e as 18 horas, no hall de entrada do Mercado dos Lavradores. Este ano são dez as marcas regionais presentes: ‘Baby Home Hand Made’, ‘Caixa de Cores’, ‘Malonas’, ‘Home Joeira’, ‘Luna Bijuteria’, ‘Karla Vieira’, ‘Mimi Hand Made Products’, ‘Patrícia Pinto’, ‘Loja Paez Madeira’ e a ‘Tikinika Hand Made’. Esta é uma exposição que combina moda, acessórios e design de diversas marcas que têm vindo a crescer no mercado regional e, como o próprio nome indica, conta com artigos destinados à estação mais fria do ano. Com a proximidade do período do Natal, residentes e turistas podem, assim, começar a adquirir os presentes da época para os familiares e amigos.

Conferência de encerramento da exposição ‘Museu Cidade com os Irmãos Franco’

A conferência de encerramento da exposição ‘Museu Cidade com os Irmãos Franco’, intitulada ‘O Papel da Arte na Sociedade Actual’, que é dedicada às Artes Plásticas, terá lugar a partir das 18 horas, no Auditório do Castanheiro Boutique Hotel, e contará com a presença de Esmeralda Lourenço enquanto moderadora e de Rui Carita e Gonçalo Gouveia como oradores. Esta conferência é uma sessão de carácter informal, aberta ao público em geral, integrada nas comemorações do 30.º aniversário do Museu Henrique e Francisco Franco. Pretende-se com esta iniciativa proporcionar um momento de contacto entre a obra dos irmãos e o público, com carácter de tertúlia de modo a abrir-se um espaço adequado para uma participação alargada a um público não especializado.

Ensemble XXI actua no Belmond Reid’s Palace

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (entidade que gere a Orquestra Clássica da Madeira), apresenta um concerto nesta quarta-feira, dia 4 de Outubro, pelas 21h30, no Belmond Reid’s Palace. Nascido no seio da Orquestra Clássica da Madeira, o Ensemble XXI tem como objectivo primeiro interpretar obras para pequena orquestra de cordas de compositores dos séculos XX e XXI. Dentro do repertório abordado por este grupo, encontramos desde compositores nacionais como Joly Braga Santos, Vianna da Mota a compositores europeus como Turina, Britten entre outros. Numa abordagem mais leve, o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington, assim como aborda outros períodos da história da música. Constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica, o Ensemble XXI já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo.

Museu de Arte Sacra encerrado temporariamente a partir de quarta-feira

O Museu de Arte Sacra do Funchal estará encerrado ao público de 4 a 17 de Outubro. Esta medida torna-se necessária devido a ter de realizar-se, neste período, a operação de retirada e embalamento de um conjunto de obras (33 peças, entre ourivesaria, pintura e escultura) que terão de seguir para Lisboa, para virem a integrar a grande exposição ‘Ilhas do Ouro Branco’, comemorativa dos 600 Anos da descoberta da Madeira, que será inaugurada a 15 de Novembro próximo no Museu Nacional de Arte Antiga. A par com essas acções, inerentes a uma operação desta envergadura, o MASF terá de elaborar uma nova museografia, com a consequente readaptação das suas salas e dos espaços expositivos, para construir a sua própria exposição, a inaugurar a 17 de Outubro, para assinalar os 500 Anos da Dedicação da Sé do Funchal. As duas ‘operações’, que estarão a decorrer praticamente em simultâneo, impossibilitam que o MASF possa estar aberto aos visitantes.

Apresentação da Maratona Internacional da Madeira em Patins 2017

Nesta quarta-feira, dia 4 de Outubro, pelas 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal, decorrerá a apresentação da Maratona Internacional da Madeira em Patins 2017, um evento que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal. A apresentação contará com a presença da vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do Desporto na autarquia.

Reunião do Conselho de Governo

Nesta quarta-feira, dia 4 de Outubro, terá lugar a reunião de Conselho de Governo, sendo que as conclusões serão apresentadas pelas 16h30, na sala de imprensa da Quinta Vigia.

Comissão Eventual de Inquérito ao Banif ouve representantes dos lesados

Os deputados da Comissão Eventual de Inquérito ao Banif terão uma reunião pelas 15 horas de quarta-feira com o fim de, entre outros assuntos, realizar uma audição parlamentar ao representante da Comissão dos lesados do Banif (ALBOA).

JPP promove conferência no Hotel Santa Cruz Village

O Secretariado Nacional do Juntos pelo Povo (JPP) vai promover uma conferência de imprensa, agendada para as 10 horas desta quarta-feira, 4 de Outubro, no Hotel Santa Cruz Village, para abordar os resultados obtidos nas eleições autárquicas.

Tópicos

Outras Notícias