CR7 na capitania de Aveiro até Setembro

Mostra inclui melhores trabalhos do Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo da 17.ª edição do PortoCartoon-World Festival

Aveiro /
27 Jul 2017 / 11:10 H.

Cerca de 60 caricaturas e dezenas de publicações sobre Cristiano Ronaldo vão estar em exposição na Galeria da antiga Capitania de Aveiro, a partir da próxima quarta-feira (dia 2 de Agosto). A inauguração está marcada para as 18h30.

A mostra, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e inclui os trabalhos Vencedores, Menções Honrosas, Finalistas e Selecionados do Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo da 17.ª edição do PortoCartoon-World Festival. Os artistas representados são de países tão distintos como Bolívia, Brasil, Bulgária, Colômbia, Egipto, Espanha, Irão, Portugal, Quénia, Roménia, Rússia, Tailândia, Turquia, entre outros. O grande destaque vai para o trabalho vencedor, do cartunista polaco Krzysztof Grondziel, bem como para o segundo prémio, atribuído ao português António Santos (Santiagu) e para o terceiro prémio entregue ao cartoonista Renato Aroeira, do Brasil.

Esta secção do PortoCartoon, promovido pelo MNI, teve início em 2013 com as figuras de Manoel de Oliveira e José Saramago. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram Nelson Mandela, Siza Vieira, Sara Sampaio e Chaplin. Este ano foi a vez de homenagear António Guterres e Pablo Picasso.

Neste momento há exposições PortoCartoon no Museu Nacional da Imprensa (PortoCartoon 2017, Guterres e Picasso), Aeroporto, Funicular dos Guindais (Porto), Casa Branca de Gramido (Gondomar), ISMAI, Shopping Cidade do Porto, Via Catarina, Café Velasquez, Estação Ferroviária de Braga e Palácio de D. Manuel (Évora). Na Rua do PortoCartoon (Rua Miguel Bombarda) também podem ser vistos alguns desenhos até setembro.Estas exposições inserem-se na política de descentralização cultural desenvolvida pelo Museu Nacional da Imprensa desde a sua inauguração, em 1997.

“Cristiano Ronaldo: Caricatura e Imprensa Mundial” ficará patente em Aveiro até ao dia 21 de Setembro.

Outras Notícias