Como se livrar das formigas em casa

A Extermínio, durante o mês de Janeiro de 2018, oferece o tratamento inicial para os novos contratos anuais de controlo de pragas!

17 Jan 2018 / 09:00 H.

As formigas são insectos sociais, então quando entram em sua casa, outras seguem-nas. Descubra algumas sugestões para ajudar a garantir que as formigas ficam fora da sua casa.

FAQ’s sobre o controlo de formigas:

Uma vez que as formigas entram em sua casa, há poucas hipóteses de elas irem embora, se nada for feito.

Pergunta: Quais as razões para ter um problema de formigas?

Resposta: As formigas podem entrar na sua casa por um número de variadas razões, mas mais do que provável, elas estão à procura de comida. Acontece que apenas persistem na proximidade de onde uma rainha decidiu instalar a sua colónia. Assim como os seres humanos, as formigas têm que comer para sobreviver. Elas também têm de alimentar os seus descendentes... E a sua casa representa uma fonte de alimento e água. E também pode fornecer protecção contra predadores e outros perigos, servindo assim como um potencial local para novas colónias.

Pergunta: Qual é a melhor maneira de se livrar das formigas?

Resposta: A melhor maneira de se livrar das formigas em casa é aprender a preveni-las. Ter um plano de serviços contínuo e profissional, com uma entidade habilitada a exercer o controlo de pragas é a chave do sucesso. As empresas com profissionais habilitados irão trabalhar com o seu cenário e perfil específico para criar a melhor abordagem ao controlo das formigas e mantê-las fora da sua casa no futuro. Isso pode incluir tratamentos interiores e exteriores, selando e tratando pontos de entrada ao redor da propriedade.

A sua colaboração é importante, integrando rotinas de higienização adequadas. A maioria das espécies de formigas simplesmente entram na sua casa à procura de comida... por outras palavras, se elas não encontrarem o que procuram, vão procurar noutro lugar (o que é uma boa notícia para si, mas poderá ser uma má notícia para os seus vizinhos). Infelizmente, conseguir uma casa sem acessos, fontes de água e alimentos pode ser difícil. O que parece uma cozinha limpa à primeira vista, pode aparecer alguns grânulos de açúcar na bancada, ou um par de migalhas que caíram atrás do fogão. Para evitar isso, não basta limpar as superfícies. Aspirar todos os dias, prestando muita atenção aos rodapés, atrás de móveis e electrodomésticos, bem como outras áreas que você normalmente pode esquecer. Além disso, as formigas vão utilizar o seu lixo para se alimentar, de modo que a gestão de resíduos é vital para o controlo de formigas. Remova o lixo com frequência e acondicione em dispositivos apropriados e com tampa.

Pergunta: Os biocidas em embalagens sob pressão aplicados directamente nas superfícies resultam?

Resposta: Os biocidas em embalagens sob pressão de uso doméstico podem ser adquiridos numa loja de ferragens local ou supermercados. É importante lembrar que essas substâncias podem ser prejudiciais se as instruções do rótulo do produto não forem seguidas, estando apenas disponíveis ao público em geral os biocidas de uso doméstico. Os de uso profissional apenas podem ser adquiridos em operadores comerciais habilitados. Infelizmente, o uso exclusivo de biocidas geralmente não permitirá resolver uma infestação de formigas. A maioria dos produtos de venda ao público em geral não tem efeito residual (ou duradouro). Se as formigas ainda são capazes de entrar em sua casa, simplesmente encontrarão uma maneira de evitar os biocidas, além disso, a base da sua colónia ficará intacta, produzindo mais e mais formigas. Algumas colónias são quase impossíveis de alcançar sem equipamento profissional específico, com maior evidências em fissuras, fendas, sistemas eléctricos, condutas, entre outros. Se uma colónia ou ninho está localizado dentro das paredes da sua habitação, um simples biocida de uso doméstico que qualquer pessoa pode comprar não será suficiente para tratar adequadamente as formigas. Da mesma forma, as formigas ao nível exterior podem estender-se muito abaixo da superfície, que é onde a maioria dos tratamentos vulgares deixam de ser eficientes.

É preciso conhecer muito bem os hábitos da colónia a tratar.

Pergunta: Algumas colónias ainda sobrevivem após o tratamento?

Resposta: Além de um tratamento desadequado, as colónias podem continuar a prosperar por uma outra razão simples, a formiga rainha sobrevive. Problemas de formigas não começam na sua casa, começam no ninho. As únicas formigas encarregadas de povoar todo o ninho são as rainhas, pois, enquanto elas sobrevivem, podem produzir mais formigas para entrarem na sua habitação. Quanto mais estas produzem, mais comida será necessário, originando formigas trabalhadoras para alimentar os jovens dentro do ninho, que estão continuamente a povoar áreas distintas. As formigas operárias são as que vê em sua casa, contudo as formigas na colónia incluem rainhas, soldados e operárias .

Mesmo que se livre das formigas na cozinha, em breve serão substituídos por novos elementos, originados pela rainha, logo a única maneira de resolver um problema de formigas será através da eliminação das rainhas. Algumas espécies, ao se aperceberem das ameaças, podem produzir rainhas para assegurar a sua continuidade, onde se conclui que um trabalho, para ser efectivo, deverá ser realizado por entidades profissionais habilitadas e com a determinação necessária para o controlo da espécie alvo.

A Extermínio - Higiene e Controle Lda., especialista no controlo de pragas, sabe bem como encontrar a origem e causas da infestação das pragas, bem como resolver e prevenir a recorrência.

Serviços de emergência 24 horas/7dias por semana na Ilha da Madeira e Porto Santo.

Oferecemos um serviço de orçamentação gratuito – aguardamos o seu contacto!

www.exterminio.pt

Telefone: 291 930 500

Em prol da saúde pública!

Outras Notícias