CMF volta a trazer Natal para os mais novos à Praça do Município

20 Nov 2017 / 13:33 H.

Depois do sucesso do ano passado, a Câmara Municipal do Funchal volta a transformar, este ano, a Praça do Município numa ‘Aldeia Natal’, em parceria com a ACIF, criando, entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro, um espaço de entretenimento inteiramente dedicado às crianças, com um calendário de actividades para toda a época natalícia.

A autarquia vai, desta forma, proporcionar novamente animação à emblemática praça que, apesar de bastante central, costumava estar afastada do local onde normalmente decorre toda a animação natalícia, dinamizando o comércio e a restauração que se encontra nas imediações, inclusive através da criação de sinergias.

Paulo Cafôfo explica que esta é mais uma medida da Câmara Municipal do Funchal que decorre do programa de Revitalização do Comércio e dos Serviços. “Fizemos esta aposta no ano passado e famílias de toda a Região provaram que estávamos certos, e que não dinamizar o Largo do Município numa altura tão acarinhada pelos madeirenses, em que há tanto movimento nas ruas, deixando-o no ocaso das comemorações que têm lugar na Avenida Arriaga, era uma oportunidade perdida para todos”, diz o presidente da CMF.

Além disso, explica o presidente, “a intenção foi mesmo complementar a oferta existente, nomeadamente com um parque temático dirigido especificamente às crianças, algo que não existia até aqui, e que voltará a ter efeitos multiplicadores nos espaços comerciais e de restauração circundantes, em virtude da visita de famílias inteiras.” Desta forma, “a Praça do Município vai reafirmar a centralidade que merece, enquanto zona nobre da cidade, e o Funchal sairá a ganhar, com uma oferta mais heterogénea e mais equilibrada”, concluiu Paulo Cafôfo.

Toda a concepção da ‘Aldeia de Natal’ foi pensada para despertar o imaginário das crianças e para incutir o gosto pelas tradições natalícias, sem, no entanto, descaracterizar a beleza e a identidade da praça. Como elemento predominante do espaço teremos, neste caso, as casinhas em madeira, combinadas com os tons natalícios verdes e vermelhos. O espaço estará preparado para acolher múltiplas actividades, que irão proporcionar às crianças momentos lúdicos e de aprendizagem, com destaque para diversos ateliers onde os mais novos poderão desenvolver actividades ligadas às tradições desta quadra.

Para todos quantos passaram no recinto no ano passado, a grande novidade será um comboio natalício, que fará as delícias dos mais novos, e que vai percorrer um recinto com uma área agora alargada, que passará a ter música ambiente todo o dia e iluminação reforçada. A chegada do Pai Natal à Praça está, igualmente, confirmada para o dia inaugural, envolta na animação costumeira. Em todas as tardes, a Praça será palco da leitura de contos infantis e de um momento mágico proporcionado pela queda de neve, um dos marcos mais populares da primeira edição.

O recinto é destinado às crianças, sendo esse o seu factor assumidamente diferenciador, e não terá comercialização de qualquer espécie no seu interior, mas os visitantes da “Aldeia de Natal”, sejam miúdos ou graúdos, serão confrontados, ao longo da quadra, com várias surpresas oferecidas pelos estabelecimentos de comércio e restauração do centro do Funchal que se associarem à iniciativa, sendo esse mais um dos motivos para a sua atractividade.

Outras Notícias