CMF informa que vai plantar 18 novas árvores no Bom Jesus

25 Jul 2018 / 19:20 H.

O corte de árvores na rua do Bom Jesus, esta quarta-feira, no Funchal, surpreendeu muitos, e várias pessoas manifestaram-se no Facebook, ao longo do dia. Questionada pelo DIÁRIO sobre a poda, a Câmara Municipal do Funchal (CMF), justificou, agora, esta intervenção: “Corresponde à segunda fase do projecto de requalificação do arruamento” que, recorde-se, está a ser alvo de alterações. No futuro, avança a CMF, aquela rua ganhará 18 novas árvores.

A autarquia explica “que foi necessário proceder à substituição das árvores, porque entravam em conflito com a área circundante e com o seu normal funcionamento, nomeadamente com as infraestruturas ali sitas e com a mobilidade na rua”. Entre as razões estará o “crescimento irregular das árvores, sobretudo de raízes que já interferiam na via rodoviária, bem como na circulação pedonal”.

No comunicado enviado para as redacções, a CMF escreve ainda que “o projecto de requalificação, a decorrer neste momento, prevê um novo enquadramento para o arruamento”. O estreitamento de uma das vias faz parte, recorde-se, da intervenção. Assim como nova arborização para o espaço e novas caldeiras que, garante a CMF, “traduzem um melhor planeamento e menor interferência na regular utilização do espaço”.

“Sublinha-se ainda que o projeto de requalificação prevê 18 novas árvores para o arruamento, estas que obedecem a um novo plano paisagístico, pensado a longo-prazo, enquadrado na identidade da cidade do Funchal e na sustentabilidade das vias rodoviárias, pedonais, e dos próprios edifícios”, acrescenta a autarquia.

Outras Notícias