Chuva e vento colocam Madeira no ‘amarelo’ até segunda-feira

No mar a Capitania recomenda cuidados

24 Nov 2017 / 08:33 H.

A chuva ou aguaceiros por vezes fortes previstos entre hoje e a próxima segunda-feira levaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir avisos para a Madeira, extensíveis à Costa Norte, Sul e Regiões Montanhosas. Nesta está também em vigor um aviso amarelo para o vento, mas apenas a partir de amanhã.

A Costa Norte, Sul e regiões montanhosas estão no ‘amarelo’, com avisos para chuva divididos em dois períodos. Começam hoje às 18 horas e mantêm-se até amanhã ao meio-dia. São retomado depois às 18 horas de amanhã e mantêm-se em vigor até às 7 horas de segunda-feira.

Nas regiões montanhosas foi emitido igualmente um aviso para o vento, que será forte do quadrante Sul com rajadas ate 90 km/h a partir da meia-noite de hoje e ate às 7 horas de segunda-feira.

Devido às condições adversas, a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso relativo ao estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 6 horas de amanhã. O vento será de S/SW Bonancoso (13 A 18 KM/H) a moderado, tornando-se gradualmente se moderado (19 a 26 km/h) a fresco, por vezes muito fresco (36 a 44 km/h) no final do dia na parte W.

A visibilidade será boa a moderada, tornando-se a partir do final da tarde fraca também na zona W. A ondulação na costa Norte será de NW, com ondas de 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a partir da tarde.

A Sul, as ondas serão de SW com 1 a 1,5 metros, aumentando gradualmente até aos 2 metros.

A capitania recomenda que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes a partir da tarde, em especial nas vertentes Sul e nas terras altas. O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante Sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas. O IPMA diz que haverá uma pequena subida de temperatura.

No Funchal, o céu também estará geralmente muito nublado e a chuva ou aguaceiros vão aparecer, por vezes fortes a partir da tarde. O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante Sul.