Célia Pessegueiro defende alargamento do plano de reabilitação urbana

Para a candidata socialista à Câmara da Ponta do Sol, este deve ser extensível a mais pontos do concelho

17 Jun 2017 / 14:42 H.

A candidata do PS à Câmara Municipal da Ponta do Sol esteve esta manhã na Levada do Poiso, na freguesia dos Canhas, para falar sobre a reabilitação urbana. Célia Pessegueiro lembrou que o concelho tem apenas um plano de arranjo de reabilitação urbana, nomeadamente na vila da Ponta do Sol. Nesse sentido, defende que esse tipo de plano seja extensível a mais pontos do concelho, dando como exemplo a zona da Levada do Poiso.

A candidata do PS refere que esta é uma zona com edifícios “muitos agradáveis e bonitos”, que permitem um grande interesse de paragem para o turismo. “Neste momento os turistas passam pelo local e não param, porque não têm onde estacionar, uma vez que existem poucos estacionamentos para viaturas ligeiras”, lamentou.

Célia Pessegueiro salienta também que não há estacionamentos para os autocarros, sendo este um grande problema para o comércio daquela zona. Nesse sentido, a candidatura do PS à Câmara Municipal da Ponta do Sol defende a reabilitação desta localidade, assegurando os arruamentos, os ajardinamentos, bem como os estacionamentos para as viaturas pesadas.

A candidata socialista afirmou, por seu turno, que “em outras zonas do concelho, designadamente as zonas circundantes às igrejas que têm, geralmente, grande interesse urbanístico, os privados podem com a devida colaboração da câmara recuperar as suas habitações”.

Face ao exposto, lembrou que “só poderão aceder aos fundos de reabilitação urbana os proprietários da zona que têm o plano de reabilitação urbana”, ou seja apenas na vila da Ponta do Sol. Ora, enquanto o plano de reabilitação urbana não abranger mais locais, os privados não podem aceder a este tipo de fundos, sendo estas ajudas necessárias para recuperar as suas habitações, quer sejam para uso privado, quer sejam para investimento ou alojamento local.

Célia Pessegueiro acredita que haverá mais investimento na Ponta do Sol “se houver este instrumento, associado também a algo que o PS já defende há muito tempo, para o município da Ponta do Sol, que é a rapidez dos processos em termos de informação da documentação para, por exemplo, o licenciamento e início de obras de habitação, sendo este um dos seus compromissos a partir de Outubro”, concluiu.

Outras Notícias