CDU-Madeira considera inadequado sistema de transportes públicos em Câmara de Lobos

19 Jun 2017 / 17:01 H.

A CDU-Madeira esteve esta segunda-feira em Câmara de Lobos para apontar “exemplos concretos da completa inadequação do sistema de transportes públicos às necessidades de mobilidade das populações em Câmara de Lobos, que é servido por duas empresas de transportes”.

“O Governo Regional há vários anos criou um novo de sistema de zonamento para a definição das tarifas, o que só veio demonstrar que a CDU tinha razão quando dizíamos que só serviria para aumentar significativamente os preços do uso do transporte público no Concelho, desincentivando a sua utilização”, dizem os comunistas.

“Os preços praticados actualmente, quer ao nível dos bilhetes a bordo, quer ao nível dos passes sociais, que de sociais têm muito pouco, são escandalosos, inibindo as pessoas de sequer pensarem em utilizar os transportes públicos. Muitos só o fazem porque não têm alternativa”, garante a CDU.

“De salientar ainda que da parte do Município de Câmara de Lobos não temos assistido a uma verdadeira política de promoção da utilização dos transportes públicos, que é sabido ser uma opção ambientalmente mais sustentável”, acrescenta.

Por isso diz ser “urgente a elaboração de um Plano Municipal de Transportes Públicos que englobe entre muitos outros aspectos, a alteração das zonas tarifárias, que se iria traduzir rapidamente numa melhoria de preços para os utentes e uma verdadeira política de promoção e utilização do transporte público no concelho”.