CDU leva serviço aéreo entre Porto Santo e Madeira à Comissão Europeia

17 Jul 2017 / 16:32 H.

No âmbito da candidatura “Porto Santo Sempre”, a CDU promoveu recentemente na ilha do Porto Santo uma acção sobre as obrigações de serviço público e as reivindicações colocadas naquela ilha a propósito do transporte aéreo entre Porto Santo e Madeira, que contou com a participação do Eurodeputado João Pimenta Lopes. Na sequência da iniciativa, foi hoje formalizado um pedido de esclarecimentos à Comissão Europeia sobre a prorrogação da concessão de serviço público aéreo entre as ilhas, actualmente assegurado pela transportadora AEROVIP.

O serviço prestado (através de 8 voos diários, operados por um avião de 19 lugares) tem sido contestado pelas populações do Porto Santo, pelas limitações que impõe quer do ponto de vista dos horários praticados, valores envolvidos, e deficiente qualidade do serviço que fica interrompido aquando de avaria da aeronave.

Em Março de 2017, o Governo lançaria o processo de concurso público para selecção da transportadora aérea adjudicatária da concessão. Em Maio, decidiria pela prorrogação por mais um ano, do contracto de prestação de serviços com a transportadora AEROVIP que terminava nesse mesmo mês.