Madeira

Câmara de Machico atribui 80 mil euros para as cinco juntas

None

Foram já assinados, entre a Câmara Municipal de Machico e as cinco juntas de freguesia do concelho, os contratos de delegação de competências e de apoio sociocultural no valor total de 80 mil euros.

Os acordos, firmado recentemente nos Paços do Concelho, vigoram até 31 de Dezembro e destinam-se a apoiar as juntas de duas formas distintas. A primeira, dos contratos interadministrativos de delegação de competências, passa para as autarquias mais pequenas áreas de intervenção como a limpeza de vias públicas (veredas municipais).

Por outro lado, foram também assinados cinco protocolos de apoio, um por cada freguesia, nas áreas social, recreativa, cultural e desportiva, para que possam ser ajudadas várias instituições locais no sentido de desenvolverem atividades de interesse municipal naquelas áreas.

Recorde-se que o apoio da Câmara Municipal de Machico às juntas do concelho é este ano de 80 mil euros. A equipa dirigida por Ricardo Franco conseguiu gerir de forma responsável os dinheiros públicos, tendo conseguido restituir às cinco juntas uma verba que tinha sido reduzida a zeros no último ano de mandato do PSD.

A autarquia transferiu, no total, para as juntas, 130 mil euros desde que tomou posse em 2013, até 2016.

Este ano, com um aumento de mais de 30% em relação ao ano passado, a autarquia passa para as mãos das juntas os prometidos 80 mil euros, com os presidentes a receberem a garantia, desde já, que no próximo ano as transferências serão de um total de 100 mil euros.