Madeira

Bispo do Funchal diz que José Tolentino Mendonça é “cooperador no diálogo da igreja com a cultura”

None

“É com grande alegria que recebemos a notícia de que o padre José Tolentino Mendonça foi nomeado para a Cúria Romana nas funções de Bibliotecário e Arquivista da Santa Sé. Como Bispo do Funchal saúdo o Arcebispo eleito em nome da Igreja madeirense”. Assim começa a mensagem da Diocese do Funchal e do Bispo, D. António Carrilho, pela nomeação do padre madeirense, enaltecendo o facto de ter sido nesta diocese (do Funchal) que nasceu, cresceu e foi ordenado sacerdote. Daqui partiu para Roma para continuar e aprofundar a sua formação académica.

Apesar dos seus estudos e da sua missão em Lisboa, continuou profundamente ligado à sua terra natal e ao presbitério diocesano, com claro reconhecimento do seu valor pela sociedade e pelo clero madeirense.

“Sabemos que vai custodiar a memória histórica da Igreja e ocupar a linha da frente do diálogo entre a Igreja e a cultura, como tão bem tem vindo a fazer como padre, Vice-Reitor da Universidade Católica, poeta e escritor”, revela a nota da diocese, salientando que José Tolentino Mendonça é um sacerdote com uma grande preparação teológica e uma paixão pastoral.

“Felicitamos e desejamos ao padre Tolentino Mendonça as maiores bênçãos nesta nova missão como cooperador do Papa Francisco ao serviço da Igreja universal”.