Atenção aos raios ultravioletas na Madeira

Segundo o IPMA, a ilha da Madeira está hoje com risco muito elevado de exposição aos UV, sendo necessário alguma cautela

18 Set 2018 / 08:02 H.

Céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco em toda a ilha da Madeira, é, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão para esta terça-feira, 18 de Setembro.

Apesar das nuvens, a Região apresenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), juntamente com o distrito de Braga, enquanto o resto do país está com níveis elevados.

O IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Estado do mar:

Costa Norte: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.

Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

Temperatura da água do mar: 23/24.ºC