Associação do Caminho Real da Madeira celebra primeiro aniversário em São Jorge

Veja as fotos da caminhada pelo Caminho Real 23

18 Fev 2018 / 14:10 H.

A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) celebrou, este sábado (dia 17 de Fevereiro), o seu primeiro aniversário. Para assinalar a data, promoveu uma caminhada pelo Caminho Real 23, na freguesia de São Jorge.

O percurso de aproximadamente 5 km juntou cerca de 60 pessoas de várias proveniências e com idades compreendidas entre os 5 aos 77 anos, num passeio que aliou a actividade física ligeira à componente cultural e histórica, no deslumbrante cenário natural da costa Norte da Madeira.

Pelo caminho, houve a oportunidade de explorar o Núcleo Primitivo do Calhau de São Jorge, centro original da freguesia, visitando um local onde decorrem escavações arqueológicas, e conhecer o Cais Antigo, construído em 1910 e que funcionou durante apenas 10 anos.

Todos os pontos de interesse foram contextualizados com descrições sobre a história, os costumes e as tradições pela voz de dois filhos da terra, Nuno Cunha e Lina Branco, recriando no imaginário dos presentes um pouco do estilo de vida dos nossos antepassados.

No final, de regresso ao Cabo Aéreo, partiu-se um bolo e brindou-se com vinho Madeira à saúde do Caminho Real, sendo também sorteado algum merchandising do Caminho Real da Madeira.

Esta iniciativa contou ainda com o apoio colaboração da pastelaria Penha d’ Águia, do café Cabo Aéreo e da Associação Cultural dos Amigos de São Jorge.

Com apenas um ano de existência, a ACRM conta com mais de 50 sócios e uma rede que suplanta as quatro dezenas de parceiros por toda a ilha, assumindo um papel activo na divulgação, valorização e preservação dos caminhos reais da Madeira.

A próxima actividade do grupo está prevista para o dia 3 de Março, na freguesia de São Martinho.

Outras Notícias