Madeira

Artistas convidados a ‘adoptar’ uma loja do Funchal

A CMF anunciou, esta manhã, uma nova iniciativa no âmbito do Programa Municipal de Revitalização do Comércio

O projecto ‘Adopte uma Loja’ terá início na Rua dos Tanoeiros, já este mês de Abril.
O projecto ‘Adopte uma Loja’ terá início na Rua dos Tanoeiros, já este mês de Abril.

‘Adopte uma Loja’ é a nova iniciativa de revitalização do comércio tradicional anunciada, esta manhã, pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), no seguimento da apresentação da 4ª edição do Concurso de Vitrinismo ‘Cidade das Flores’.

Para Paulo Cafôfo “são estas actividades que fazem com que este comércio tenha maior pujança e dinamismo”, quer seja através do vitrinismo ou, no caso deste novo projecto, da arte urbana.

Conforme explicou o autarca, a iniciativa prevê que os artistas tenham a oportunidade de ‘adoptar’ uma loja histórica da baixa funchalense, para nela intervirem de acordo com um tema alusivo à sua história e/ou toponímia da rua onde está inserida.

O projecto ‘Adopte uma Loja’ terá início na Rua dos Tanoeiros, já este mês de Abril, sendo que os artistas madeirenses serão convidados a fazer a sua intervenção numa loja daquela rua inspirando-se numa ‘pipa’ (objecto icónico da arte da tanoaria).

Prevê-se que em Agosto/Setembro deste ano este projecto tenha já a sua concretização na rua, com as intervenções ‘expostas’ ao público.

Funchal com montras em Flor a partir de 19 de Abril

A 4ª edição do Concurso de Vitrinismo – promovido em parceria pela Câmara Municipal do Funchal (CMF) e pela Associação do Comércio e Indústria do Funchal (ACIF) – volta a associar-se às comemorações da Festa da Flor, emprestando um novo colorido às monstras da cidade, a partir do dia 18 de Abril e até ao final deste mês.

“A Festa da Flor não se resume só aos eventos públicos que são anunciados por diversas entidades públicas, entre elas o Governo Regional, e à decoração da cidade. Todos temos de fazer parte desta Festa da Flor. Por isso, nada melhor do que tornar este concurso num complemento à decoração oficial”, frisou o presidente Paulo Cafôfo.

O evento pretende que os empresários se envolvam na Festa da Flor, utilizando motivos florais para decorar as vitrines dos seus estabelecimentos, como forma de aumentar as vendas do comércio local, por via do aumento da atractividade das lojas da Baixa da cidade, explicou a presidente da ACIF, Cristina Pedra.

Para já, de acordo com a Directora de Serviços de Eventos Turísticos, Raquel Brazão, há dez empresas inscritas no concurso, que contou com a participação e 22 estabelecimentos na edição passada.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 18 de Abril, nos sites da CMF e ACIF. Podem concorrer todos os estabelecimentos com monstras visíveis ao público, devendo a decoração estar visível ao público, no mínio entre os dias 19 e 29 de abril. A divulgação dos resultados será efetuada até dia 11 de Maio.

Aos três estabelecimentos vencedores serão atribuídos prémios monetários no valor de: 1.000 euros (1.º lugar); 500 euros (2.º lugar) e 250 euros (3.º lugar). Estes serão apurados com base nos seguintes critérios: utilização de flores naturais (10%); criatividade (35%) e harmonia (55%).

A edição inaugural do concurso de vitrinismo decorreu no Natal de 2016. Desde então, CMF e ACIF têm mantido duas edições anuais do mesmo, no Natal e na Festa da Flor, concretizando uma medida prevista no Programa Municipal de Revitalização de Comércio e Serviços, criado pela CMF e que, ao longo dos últimos anos, tem tido um papel preponderante na regeneração da economia local do Funchal.