Madeira

Albuquerque e Cabaço em acção promocional dos 600 anos nos EUA

None

Como já tinha sido avançado pelo DIÁRIO, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, desloca-se aos Estados Unidos da América para estar presente, na quarta-feira, na primeira acção promocional no exterior dos 600 anos do descobrimento das ilhas da Madeira e Porto Santo.

Este evento decorre na embaixada de Portugal em Washington e conta com a presença do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa efectua na terça e quarta-feira a sua quarta deslocação aos Estados Unidos da América desde que tomou posse, em 9 de Março de 2016.

Segundo uma nota divulgada hoje pelo gabinete de Miguel Albuquerque, o presidente vai acompanhado nesta deslocação pela secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, revestindo-se este evento de muito simbolismo porque “foi reservada para o território que brindou a sua independência com Vinho Madeira: os Estados Unidos da América”, diz a presidência do executivo insular na mesma informação.

Marcelo Rebelo de Sousa é também o Presidente da Comissão de Honra destas comemorações, tendo manifestado a sua “disponibilidade desde a primeira hora”, refere.

O Governo Regional salienta que a promoção da oferta turística e cultural desta região nos EUA “é, actualmente, um dos principais mercados de diversificação para o Turismo da Madeira”, sendo “um dos principais objectivos desta deslocação”.

No mesmo documento, aponta que este objectivo está “assente na evolução dos últimos seis séculos e visa também valorizar as relações que nos unem aos Estados Unidos da América”, uma ligação que o governo madeirense “pretende potenciar” no futuro, em várias vertentes.

Nesta nota, o gabinete de Miguel Albuquerque destaca que a iniciativa está enquadrada nas celebrações dos 600 anos do Descobrimentos das Ilhas e “reforça, simultaneamente, a estratégia de maior abertura, contacto e proximidade que tem vindo a ser desenvolvida, em continuidade, ao longo dos últimos anos” com as comunidades.

Ainda recorda que, em 2016, aquando de uma visita a este país, o líder do arquipélago “sublinhou a importância de a Madeira afirmar a sua identidade no exterior, conciliando o apreço pelas comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo com a promoção das suas potencialidades culturais, económicas e sociais”.

“A afirmação da Região ganha uma nova oportunidade, nesta semana, particularmente focada na Comemoração de uma efeméride que apenas cumpre o seu propósito se envolver toda a população residente, quer no arquipélago quer na Diáspora, à qual se juntam, naturalmente, os turistas”, conclui o executivo regional.