2ª Edição do Prémio de Voluntariado Universitário atrai 50 candidaturas de Norte a Sul de Portugal

A Madeira participa com quatro candidatos

06 Nov 2017 / 12:42 H.

2.ª Edição do Prémio de Voluntariado Universitário (PVU) atraiu um total de 50 candidaturas abrangendo 12 distritos do País. Com 41 projectos, nove são de ideias novas ou com menos de um ano. O território nacional está representado de Norte a Sul, com o arquipélago da Madeira a avançar com 4 candidatos, os mesmos de Coimbra. Lisboa e Porto são as cidades que mais candidaturas apresentam – 15 cada uma, num total de 30 candidatos.

Em termos de área de intervenção solidária, destacam-se a Inclusão Social e a Promoção da Saúde, mas também a Educação e Formação, a Promoção do Voluntariado, o Combate ao Insucesso Escolar, a Sustentabilidade Ambiental e o Acesso à Justiça.

Os projetos apresentados pelos voluntários universitários têm como destinatários públicos diferenciados, que incluem pessoas em situação de vulnerabilidade ou exclusão social – desempregados, situações de sem-abrigo, famílias carenciadas – mas também estudantes universitários, crianças e idosos institucionalizados.

Depois do sucesso da 1.ª Edição do PVU, lançado em novembro de 2016, procurou-se de novo reconhecer e valorizar os projetos de voluntariado promovidos por estudantes do Ensino Superior, com benefícios para a sociedade e igualmente para o desenvolvimento das suas competências pessoais.

As candidaturas foram entregues até 29 de outubro de 2017 e os prémios monetários para o desenvolvimento do projeto serão de €3.000 para cada uma das três categorias – PVU Projeto, PVU Comunidade e PVU Ideias – e de €1.000 para o PVU Comunicação. Os quatro prémios são entregues no dia 5 de dezembro do corrente ano.

Para além dos prémios monetários, o Santander Totta oferece mentoria de apoio à prossecução dos objetivos dos projetos durante o período de um ano e promove a divulgação dos mesmos, procurando assim também mobilizar a opinião pública para a prática do voluntariado e divulgar as boas práticas no âmbito dos projetos de voluntariado universitário. Saiba mais em: pvu.ajudamos.pt