10 assuntos na agenda noticiosa deste feriado de quinta-feira, 1 de Dezembro

30 Nov 2016 / 19:00 H.

Programação de Natal no município de Santa Cruz

A programação de Natal no município de Santa Cruz arranca esta quinta-feira, pelas 6 horas da manhã, com a tradicional recreação alusiva ao Dia da Restauração.

Mercado de Usados

O Mercado de Usados está aberto entre as 10 e as 22 horas, no Madeira Tecnopólo.

II Colóquio Internacional Insula

O II Colóquio Internacional Insula, dedicado ao tema ‘A Grande Guerra e os Espaços Insulares’ realiza-se a partir desta quinta-feira e até domingo no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. O colóquio é organizado pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL), em parceria com o Comando da Zona Militar da Madeira, com o propósito de assinalar o Centenário quer da entrada de Portugal na Grande Guerra, quer do primeiro bombardeamento do Funchal, por um submarino alemão.

Estreias no cinema

São duas as grandes estreias da semana nas salas de cinema da Madeira.

A primeira novidade é ‘Aliados, que conta a história do oficial Max Vatan (Brad Pitt) que, em 1942, no Norte de África, encontra Marianne Beausejour (Marion Cotillard) da Resistência Francesa, numa missão mortal atrás das linhas inimigas. De novo juntos, em Londres, a sua relação é ameaçada por pressões extremas da Guerra. Para estes dois operacionais dos serviços secretos da segunda guerra, o segredo da sobrevivência é não ser reconhecido por ninguém. Max e Marianne são dois especialistas em dissimular, representar, adivinhar assassinar e quando se cruzam numa missão arriscada o seu objectivo é sobreviver... no entanto a suspeição e o perigo vão continuar a fazer parte das suas vidas.

A outra novidade é ‘Underworld: Guerras de Sangue’. Em mais uma sequela de ‘Underworld’, Selene (Kate Beckinsale) vai ter de se defender dos ataques brutais do clã Lycan e da facção de vampiros que a traiu. Com os seus únicos aliados, David (Theo James) e o seu pai Thomas (Charles Dance), vai ter de parar a guerra entre Lycans e Vampiros, mesmo que isso signifique que tenha de fazer um sacrifício final.

Apresentação de livro

A obra ‘A Chave’, de Graça Alves, ilustrada por Nelson Henriques, vai ser apresentada pelas 16h30, no Fórum da Fnac, no Madeira Shopping. A obra narra a história de uma mulher que vai à procura da sua identidade. Procura fazer as pazes com o passado, guardado na ilha do Porto Santo em tempos de pobreza, esquecimento e abandono. O livro prima com trabalhos de ilustração pois é possível seguir a narrativa através das imagens de Nelson Henriques.

Abertura da Pestana Xmas Tree na Praça CR7

O Pestana Hotel Group promove, pelas 18h30, a abertura da Pestana Xmas Tree na Praça CR7.

Festas de Natal e Fim-de-ano da Madeira

Pelas 19 horas, na Placa Central da Avenida Arriaga junto ao Teatro Municipal do Funchal, terá inicio a visita oficial aos projectos decorativos que integram as Festas de Natal e Fim-de-ano da Madeira, cujo programa foi, este ano, prolongado no tempo, iniciando-se amanhã e perdurando até 8 de Janeiro. O trajecto da visita envolve a passagem pelas Placas Centrais da Avenida Arriaga – onde se encontram as tradicionais decorações natalícias, assim como a Mostra do Bordado e Artesanato da responsabilidade da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, exposição essa que estará patente ao público entre os dias 1 e 11 de Dezembro – o Jardim Municipal – espaço que é, mais uma vez, dedicado às crianças – e a Praça do Povo.

Acendem-se as iluminações de Natal

As iluminações de Natal arrancam, este ano, integralmente, a 1 de Dezembro, em contraste com a cadência adoptada em anos anteriores, em que primeiro acendiam as luzes na baixa citadina para, oito dias depois, iluminar-se o anfiteatro do Funchal.

XXII Semana Cultural da Ilha

A XXII Semana Cultural da Ilha, intitulada ‘Cultura e Desenvolvimento’, contará, pelas 16h02, com a apresentação do Livro ‘Apontamentos de Etnografia Madeirense’ (S. Jorge e norte da Madeira) de António Marques da Silva, com António Ribeiro Marques da Silva - filho do autor e Marcelino de Castro - editor do livro, com a comentadora e directora regional da Cultura, Natércia Xavier, com o moderador António Trindade. Animação ViMúsica por Roberto Moritz.

106.º aniversário da Banda Recreio Camponês

No âmbito das comemorações do 106.º aniversário da Banda Recreio Camponês, a formação artística realiza um concerto, pelas 21 horas, no auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

Tópicos

Outras Notícias