Uma mensagem para o Pseudo ’Jonhy Pereira’

Tal como (aparentemente) a mecê “Jonhy Pereira”, também sou natural e residente na Ribeira Brava. Também me agrado festas populares e por participar nelas pelo convívio e pelas músicas não me ponho com coisas sobre quem vem ou deixa de vir. Se quero vou, se não quero fico em casa. Assim, tenho-lhe a dizer uma coisa mecê Jonhy: tudo o que é de mais “presta” quando, e sobretudo, é da nossa terra!

Fico contente por (a esta altura do campeonato) já conhecer o cartaz de um evento na Ribeira Brava. É sinal que a divulgação de eventos está a ser eficaz para os que apreciam o que é feito na nossa terra. É possível que o Vinagre tenha cantado mais com este presidente do que com outro até então. Primeiro, pelo facto ser mais conhecido (o seu trabalho) na época do primeiro mandato do presidente. Segundo, porque, de facto, antigamente o que se fazia era só trazer o que era de fora sem dar valor a quem, na nossa terra, tinha valor. Quem se lembra dos brasileiros e continentais do CDRB – com casa paga e 2000€/ mês, com custos de CMRB 200 000€/ ano para o clube, por exemplo? Teria isso algum “objetivo paralelo? - Quero pensar que não, mas...”

Já que carrega no “sempre”, acho bem que SEMPRE que houver possibilidade de promover os ribeirabravenses (em qualquer área) eles estejam em PRIMEIRO no leque de opções. Pois é preciso devolver autoestima a esta terra. É preciso promover o que é nosso, sem interesses que não os da RIBEIRA BRAVA. É preciso promover os grupos da nossa terra, como a “Alegria de Viver”, a nossa “Banda Municipal”, o “Grupo Coral Infantil e juvenil da Ribeira Brava”, os grupos das nossas Casas do Povo, que incluem o cartaz da nossa noite do mercado, entre outros projetos válidos do concelho.

Sobre a campanha, sei de fonte segura que o orçamento apresentado deu para pagar tudo o que foi gasto (o que custa a muitos aceitar). Aliás, podia ter sido gasto muito mais ...! Por isso esteja descansado, o Vinagre (quando cantou para a campanha) foi pago pelo orçamento da Campanha e se agora foi contratado pela Câmara acredito, foi porque lhe é reconhecido valor para animar este evento. Aliás, basta ver o número de “likes” e interações que tem no Facebook, as atuações em vários países onde há emigrantes. Há que reconhecer o que é nosso, a nossa prata da casa! Se você tem amigos que pensam o mesmo que você, eu também tenho bastantes amigos que pensam o mesmo que eu.

Por estas razões, há motivos para trazer o Vinagre ou outros artistas RIBEIRA-BRAVENSES que se destaquem no plano regional, nacional ou internacional. Parabéns CMRB por valorizar o que é nosso! Certamente haverão outras oportunidades em que outros convidados existirão! Como ribeirabravense atento, acredito nisso! Até lá, mecê “Jonhy”, desejo-lhe um Feliz Natal e alimente-se com uma boa carne vinha d’alhos acompanhada de um bom tinto. Se o tinto já estiver em excesso, ao ponto de lhe fazer escrever coisas absurdas e cheias de “invejidade”, beba água!

Sandro Vargem