Trabalhadores satisfeitos?

Recentemente vieram dizer num jornal regional que os trabalhadores da hotelaria estão satisfeitos com as suas condições de trabalhos e que não se revêem nas lutas do sindicato da hotelaria. Também disseram que esta conclusão resultou de uma consulta às entidades patronais. Isto é alguma piada? Alguém sequer acredita nisto? Que credibilidade tem uma afirmação como esta de uma pessoa que representa patrões? Vindo de quem veio, não é de admirar.

Os trabalhadores não sentem satisfação mas sim medo porque na Hotelaria é miséria ao mais alto nível e aumentos salariais só mesmo quando arrancam à força dos patrões ( depois de 4 anos de fartura na hotelaria, deram 2.5%...qualquer coisa como €10... de aumento aos trabalhadores e isto depois da intervenção do Governo). No entanto se os trabalhadores “falarem” , as ameaças chovem como pedras. Então as represálias ...

Não é à toa que as infrações laborais que a inspeção de trabalho tem detectado são cada vez mais ( aos milhares segundo o que vem a público, e a maior parte é na hotelaria e restauração). Os próprios números oficiais dizem que nunca se explorou tanto os trabalhadores como agora.

Enfim, minha “senhora”, não é com mentiras que vai convencer alguém ou conseguir alguma coisa.

Os trabalhadores estão muitos insatisfeitos e contam com o sindicato para os representar e expõr o que se passa. Uma prova disso é que quando há um abaixo assinado, são aos milhares os que assinam. A mensagem que têm passado cá para fora é nada mais nada menos do que a realidade que os trabalhadores vivem na hotelaria que é uma autêntica VERGONHA!

Se realmente alguém quer saber se os trabalhadores estão satisfeitos, não vão perguntar aos Patrões ou a quem os representa. Vão sim perguntar aos trabalhadores ou a quem os represente. Sinceramente...

Luís Gonçalves