Os astros madeirenses

20 Jun 2017 / 02:00 H.

    Madeira! Pequena Ilha designada em todo o mundo como “jardim à beira mar plantado” É neste paraíso maravilhoso que todos (as) se deslumbram com as suas paisagens, gente humilde, trabalhadora, com uma gastronomia de fazer crescer água na boca.

    Geograficamente bem situado, com um fortíssimo atracão turístico em torno da sua beleza. Se A compararmos com as grandes superfícies por esse mundo fora, é caso para ironizar: «David vence Golias, roendo-lhe os calcanhares».

    Obviamente, que a nossa Beautiful Isle não se fica só pelas suas características impares de beleza total, mas igualmente, no plano desportivo em determinadas modalidades dá cartas aos grandes.

    Com os seus modestos cerca de duzentos e setenta mil habitantes, tem três clubes de futebol, onde se destaca o Estádio dos Barreiros do Clube Sport Marítimo, que se encontra em 10 º lugar no ranking da Europa, pela sua estrutura embelezada, vejam bem!

    No plano competitivo de atletas em algumas modalidades é impressionante e não passa ao lada do mais distraído cidadão, colocarem a pequena Ilha no topo mais alto do Planeta: Cristiano Ronaldo; melhor futebolista de todos os tempos e o mais condecorado, pela sua audácia, talento feroz, quer nos relvados ou fora deles, e provavelmente, vai ter que construir mais um museu até ao fim da carreira.

    Em Kick Boxing temos João Martinho Oliveira, campeão do mundo, Intercontinental, titulo Ibérico, vários títulos Nacionais e Internacionais, que sempre conciliou a competição como treinador e com um excelente trabalho em torno dos mais e menos jovens. Enfim, louvável, tendo o seu filho Francisco Oliveira, que vai pelo mesmo caminho.

    Em Muai Thay, temos o destrutível Diogo Abrantes, conhecido carinhosamente como Abusa, uma autentica fera no bom sentido da palavra, que mais parece um Tanque de Guerra indestrutível, com título mundial, Europeu, Internacionais e Nacionais e que se dedica de corpo e alma como treinador da modalidade no C.S.Marítimo.

    É de salientar que o Abusa praticamente passa maior parte do seu tempo na Tailândia, onde a modalidade é considerada o futebol da terra, mas complementado com combates duríssimos, entre cotoveladas, pernas a nu, joelhos e corpo a corpo, bebendo daquela fonte daquele País e a sua última proeza foi de dezanove vitórias, um nulo e uma derrota. É obra!

    Em culturismo temos o Mister Carlos Rebolo, que arrasou grandes nomes da musculação, igualmente com diversos troféus mundiais e Nacionais, com uma componente física impressionante e o culturista que mais tem contribuído pela divulgação da modalidade, fundamentalmente nas camadas jovens e menos jovens.

    Embora não tenha mais espaço para divulgar outros Astros desportivos e de grande gabarito, mas naturalmente, a minha tendência foi para os desportos de combate, à qual fui federado enquanto jovem no Nobre e célebre Boxe, à excepção do pontapé na bola, em que não percebo nada, mas vibro, com bons jogos de futebol, sobretudo quando joga o nosso fabuloso Cristiano, até corro para casa para o ver jogar!

    Para finalizar. Os Madeirenses devem sentir-se orgulhosos deste grupo de atletas, que elevaram a Região Autónoma da Madeira ao pico mais alto a nível desportivo.

    Parabéns a estes HERÓIS!

    Valeriano Rosário

    Outras Notícias