Clube Naval dos “amigos” do Seixal

Sou socio nº 219 do Clube Naval do Seixal (CNS) ups, assim ninguem sabe quem sou.

Começo por apresentar-me, sou o Telmo Pão, socio n.º 219 do CNS, sou porque actualizei as minhas cotas em atraso o que nao eram muitas, apenas este ano de 2017 porque segundo o email que submeti à direcção do CNS mencionaram que as cotas dos anos anteriores tinham sido “perdoadas” numa assembleia geral, assim sendo paguei o que devia e agora que da minha parte está tudo regularizado posso falar ou desabafar.

0 Clube Naval do Seixal (CNS), fundada em 1991, é uma Instituição de Utilidade Pública como Podemos verificar no site do CNS (http://clubenavaldoseixal.org)

O objectivo principal é o desenvolvimento, a formação e o fomento de actividades náuticas e de lazer, nomeadamente na vela ligeira, vela de cruzeiro, canoagem e actividades de montanha nomeadamente o canyoning e o BTT. Eu pergunto e as actividades náuticas?

Ora bem, actualmente na parte náutica existe actividade de Stand up surf – SUP, é curioso que esta modalidade não consta na página principal do CNS.

Em relação à vela de cruzeiro pergunto-me sendo o Seixal uma localidade pequena e com baixos rendimentos será esta modalidade exequível, de notar que esta modalidade foi apenas para alguns...

Agora falemos da Canoagem a modalidade rainha do Clube Naval do Seixal, e pelo qual o CNS é reconhecido nao so a nivel Regional como Nacional atualmente existem 2 monitores de canoagem para 3 atletas! Pergunto como é que é possível?

Em relaçao ao Canyoning uma modalidade com grande janela de promoção quer da freguesia do Seixal, quer do Concelho do Porto Moniz e da Região, existe 1, sim 1 evento anual com a duração de 3 a 4 dias com grande impacto, e depois? E o resto do ano ? Os restantes 361 dias? ha pois é.

Em relaçao a modalidade mais recente do CNS o BTT, é uma modalidade com alguns custos, mas esta modalidade é praticamente suportada pelos atletas.

O ciclismo de estrada, quantos atletas do seixal temos?? Que beneficios trazem para a Freguesia e Concelho?

Pergunto-me as modalidades existentes, será que são as corretas para a freguesia e para o concelho do Porto Moniz?

Lembro-me de praticamente há muitos anos atrás todos os fins-de-semana o Clube Naval do Seixal surgia como notícia nos meios de comunicação social, ou pela organização de eventos desportivos, ou pela participação em provas! Actualmente não vejo nada. O que se passa?

Em relação a comparticipações financeiras há coisas que deixam me estupfacto ou como se diz em Madeirense de Boca Aberta.

Se uma instituição não tem as Modalidades que estão estipuladas ter, visto que recebem dinheiros públicos, gostaria de saber onde são gastos os dinheiros?

Ja agora, o CNS fez um “brilhante” negócio com os Portos da Madeira, ficando o CNS responsável pela manutenção do cais do Seixal! Não há muitos dias o guincho que serve para colocar os barcos dos pescadores na água avariou! O desespero dos pescadores residentes foi grande pois o seu único ganha-pão (pesca) não era possível, várias tentativas foram feitas para o presidente do CNS para que a situação fosse resolvida e nada!

Isto é um clube que se denomina de instituição de utilidade pública?

Outro tema! O bar do Clube Naval do Seixal. Este bar de apoio ao clube gera muita confusão, muitas dúvidas, pois não me lembro de ter existido concurso público para exploração do mesmo, peço desculpa se estou enganado. (preços aqui praticados é tipo aeroporto). Gostaria de saber como é que o nosso dinheiro está a ser aplicado neste clube.

Estou é extremamente preocupado com a próxima Assembleia geral Extraordinária a ter lugar no proximo dia 09 Dezembro 2017, às 19h, nas instalações do Clube onde os dois pontos que mais me preocupam são os de alteração dos estatutos e de alteração do regulamento interno. Coisa boa não deverá ser, infelizmente nao estarei na ilha para poder acompanhar esta Assembleia mas veremos o que dali sairá. Será mais do mesmo ou teremos mudanças?

Saudaçoes deste ex-Atleta e sócio.

Telmo Pão