Negligência animal

Segundo a notícia de sábado 28 de Abril, a GNR afirma que “o animal não se enquadra no código penal próprio de animais de companhia” porque isso tem um quadro penal próprio e tem de se verificar que alguém esteja a infligir dor ou morte ao animal, o que não se verifica neste caso”.

Ora, eu pergunto qual o sinónimo de infligir, e de dor?

Segundo o dicionário Priberam, in·fli·gir é Impor ou aplicar algo, geralmente pena ou castigo. = COMINAR; Fazer sofrer; causar um sofrimento; Obrigar a suportar ou a passar por.

E ‘dor’. substantivo feminino = Sensação mais ou menos aguda mas que incomoda. = MAL,

PADECIMENTO, SOFRIMENTO, BEM-ESTAR, PRAZER. Sensação emocional ou psicológica que causa sofrimento = DESGOSTO, MÁGOA, PESAR

Como pode se constatar, através do esclarecimento do dicionário, a dor provém de vários factos: de um ”mal”, de um “padecimento”, de uma “sensação que incomoda”,etc. No caso deste animal, é mais do que evidente que ele sente a dor por ser obrigado a suportar privação de água; de agasalho e de abrigo para chuva, causando-lhe sofrimento, podendo ter como consequência graves doenças, nomeadamente, a desidratação, a pneumonia e outras tantas doenças, tão conhecidas de todos, que podem levá-lo à morte. Isto se falarmos apenas na dor física, porque não podemos esquecer a dor psicológica que não deve ser menor que a anterior.

Assim, eu pergunto, os três itens acima referidos: privação de água, de agasalho e de abrigo para chuva, a que este animal é submetido, inserem-se ou não “no quadro penal próprio de alguém que esteja a infligir dor ou morte ao animal” ?

Penso ninguém tem dúvidas que sim. Por isso, há coisas que para mim são incompreensíveis! Esta é uma delas.

Desde sempre, os maus tratos infligidos a animais foram alvo de críticas por parte de grandes pensadores, passo a citar alguns:

“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais” - Immanuel Kant

“Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem” - Mark Twain

“A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais.” - Mahatma Gandhi

Nesta ordem de ideias, e pelo teor da noticia, infiro que o dono (a) deste cão deve ser um ser humano insensível, pois, se a GNR já lá foi três vezes, porque não dá ele água ao bicho e lhe abre a porta, por exemplo (a que se vê na foto) para se ele poder ele abrigar do frio e da chuva?

Há coisas incompreensíveis, Intoleráveis e dolorosas também!

Faço aqui, um Apelo, do fundo da minha alma, a quem de direito, que, por favor, faça com que a lei da protecção animal se aplique neste e em todos os casos de maus tratos a animais, e que obrigue este(a) dono(a) a dar água e abrigo cão, ou, então, que o mesmo lhe seja retirado!!! Porque a sua atitude é Inqualificável!

A. A.