O Poder da Maquilhagem

Mary Carfora diz que não há mulheres feias. Todas têm uma beleza que podem e devem realçar. A maquilhagem dá uma pequena ajuda

27 Out 2017 / 02:00 H.

Arranca hoje a ‘Operação Biquini 2018’ através de uma sessão de moda a cargo da maquilhadora profissional Mary Carfora. A iniciativa acontece no Centro comercial La Vie, no Funchal, e reúne algumas lojas do ‘shopping’ para uma aula prática e dinâmica. Através de dicas e sugestões, será possível mostrar como preparar o corpo e a mente para o Verão do próximo ano, uma tarefa que começa agora e não nas vésperas da época balnear.

“A primeira coisa é explicar às mulheres que nem todas podem ter um corpo ‘fitness’ e que não temos de lutar em prol da beleza virtual, bem presente nas redes sociais”, diz Mary Carfora que lamenta o facto de muitas pessoas quererem ser como uma determinada modelo ou actriz. “Essas famosas não são perfeitas, são mulheres comuns como nós que acordam despenteadas e precisam de maquilhagem e de um guarda-roupa que as favoreça”, refere.

O objectivo aqui é mostrar como cada mulher pode tirar partido da sua imagem e esconder as imperfeições, independentemente da idade ou da fisionomia corporal. Assim, haverá aulas de zumba e de ‘body combat’ a cargo do Innovation Fitness Lab; um desfile de moda da Sport Zone; um workshop de nutrição e diversos sorteios para massagens, tratamentos de beleza, entre outras actividades.

Mais importante do que a beleza física, que é sempre relativa, Mary pretende alertar para a importância da auto-estima como forma de manter a mente e o corpo saudáveis, traçando objectivos reais para um bem-estar físico e mental.

Os segredos da maquilhagem

Mary Carfora está ligada à área da beleza desde sempre, graças ao gosto inato por roupa, calçado e maquilhagem. Apesar de trabalhar na área do alojamento local, é no papel de maquilhadora profissional que se sente realizada. Tem ainda um projecto ‘Um dia com Mary Carfora’, onde oferece às mulheres um dia dedicado à beleza e criou um blogue onde dá dicas e sugestões a várias seguidoras.

O facto de ter vivido quase 30 anos na Venezuela influenciou a forma como olha para a beleza feminina e hoje adora transformar a imagem de uma mulher através da maquilhagem. Uma terapia para quem gosta, uma dor de cabeça para quem não percebe.

A maquilhagem tem uma dupla função na vida de qualquer mulher. Por um lado, dá mais brilho a um rosto bonito, por outro, ajuda a esconder e a disfarçar certas imperfeições. “Mesmo com uma beleza natural, é sempre possível realçar qualquer coisa através de um simples movimento e é isso que quero mostrar”, diz a maquilhadora que sugere sempre uma maquilhagem tendo em conta a personalidade e os rasgos naturais do rosto para que o resultado seja harmonioso. “Se a pessoa for sexy e atrevida eu faço uma maquilhagem mais forte e marcante, se for mais tímida e casual, será um trabalho mais neutro e suave”, explica, admitindo que é possível fazer qualquer coisa, desde que seja feito com bom-senso.

A hidratação da pele é um dos cuidados a ter quando se fala de maquilhagem e não há desculpas porque uma pele cuidada será sempre uma pele bonita. Daí que seja obrigatório limpar o rosto ao final do dia com um tónico e aplicar depois um hidratante.

Mary gosta de ver as mulheres bonitas e dá uma receita para uma maquilhagem simples, rápida e eficaz, que fará toda a diferença: “com rímel, corrector de olheiras, pó compacto, e batom, qualquer mulher está pronta para sair de casa com um ar fresco e brilhante”.

‘Um dia com Mary Carfora’

Grande parte do tempo de Mary é passado no número 16 do Largo do Chafariz, no Funchal, um espaço que serve de escritório para a actividade de alojamento local e acaba por ser o gabinete de beleza para os serviços de maquilhagem e penteados de festas.

Desde Janeiro desenvolve o projecto ‘Um dia com Mary Carfora’ em prol da auto-estima da mulher e serve de incentivo para um dia-a-dia mais alegre. Ajuda a quem passa pela experiência e serve de incentivo a muitas outras mulheres.

O projecto sobrevive graças a um grupo de patrocinadores, desde cabeleireiros, restaurantes, pastelarias, lojas de roupa e acessórios, fotógrafos e pessoas individuais, que se juntaram a Mary Carfora para proporcionar um dia diferente a uma mulher que tenha uma história para contar. “Não nos importa o tipo de vida, quanto ganha e o que faz. Interessa-nos premiar uma mulher que sirva de exemplo e de incentivo pela sua história de vida”, diz.

É um dia de mimos e de transformações que começa ao pequeno-almoço e termina com um jantar. Pelo meio há sessão de maquilhagem, roupa nova, massagem, manicura, cabeleireiro e sessão fotográfica, entre outras actividades.

Para Mary, é gratificante oferecer um dia de mimos a uma pessoa que merece. “Não é obra de caridade, é apenas uma forma de incentivar e ajudar a descobrir a beleza que muitas vezes está escondida”, diz, relembrando que não há mulheres feias. “Há sim mulheres que precisam de ajuda para descobrir o seu encanto e valorização pessoal”, com a certeza de que toda a idade tem a sua beleza natural.

Outras Notícias