Vai Portugal defrontar

marque na sua agenda: Portugal volta a jogar já a 6 de Setembro, com a croácia

14 Jul 2018 / 02:00 H.

A selecção nacional vai voltar a acção já no dia 6 de Setembro (19h45), num jogo particular frente à Croácia, que será disputado no Estádio Algarve, e que serve de preparação para a Liga das Nações.

Irá, portanto, Portugal defrontar o campeão do mundo ou o vice-campeão? É a pergunta que impõe nesta altura, com a esmagadora maioria dos amantes do futebol a torcerem pela vitória dos croatas, apesar do favoritismo recair por completo na formação francesa.

A final inédita de amanhã promete ser um grande espectáculo e colocará frente a frente duas equipas que há vinte anos se defrontaram nas meias-finais do Mundial’1998. Venceu a França, por 2-1, naquela que é tida ainda hoje como a derrota mais dura que os croatas sofreram na história.

Curiosamente, há doze anos, no Euro’2004, que foi organizado por Portugal, França e Croácia encontraram-se ainda na fase de grupos, tendo o encontro terminado com um empate a dois golos.

A final de amanhã será, assim, o terceiro embate entre estas duas selecções, em grandes competições. E será que à terceira é de vez? É o desejo de muitos.

Tudo joga a favor da França

Nesta fase tudo joga a favor da França, sobretudo o facto de estar na máxima força, sem lesionados, e de ter todo o grupo (bem) descansado, a contrário da Croácia, que vem de três prolongamentos seguidos e menos 24 horas de recuperação para a final.

Para além disso, a França, que chega à sua terceira final de um Mundial, tem ainda ‘atravessado na garganta’ a derrota sofrida em casa, há dois anos, no Euro’2016, diante de Portugal, no jogo decisivo da prova, e já garantiu que a atitude será totalmente diferente para não voltar a ser surpreendida.

A selecção nacional, mais precisamente Éder, estará, portanto, presente na memória de todos os franceses assim que o árbitro argentino Nestor Pitana apitar para o início da final, que se disputa amanhã, a partir das 16 horas, no Estádio Luzhniki, em Moscovo.

Caberá à formação croata tentar inverter a lógica, tendo Portugal como exemplo, mesmo sabendo que vai a jogo ‘cambada’, uma vez que o avançado Mandzukic e o lateral esquerdo Strinic estão em dúvida.

Portugal volta em Setembro

De resto, tal como vincado no início deste texto, a selecção nacional, que continua a ser liderada por Fernando Santos, vai voltar a reunir-se no início do mês de Setembro. No dia 6 defrontará o campeão ou vice-campeão mundial, num particular, e no dia 10 receberá no Estádio Luz, pelas 19h45, a grande ausente do Mundial’2018, a Itália, num jogo a contar para a fase de grupos (Liga A) da Liga das Nações, um torneio que vem substituir os amigáveis feitos pelas selecções europeias.

Outras Notícias