Usados dominam mercado

75% dos 9.455 carros vendidos em nove meses. ‘Mercado de usados’ até dia 4 tem 200 à venda

01 Dez 2016 / 02:00 H.

O ‘Mercado de Usados’ que é organizado pela ACIF-CCIM há vários anos como forma dos concessionários de viaturas usadas poderem escoar o seu stock, começou ontem no Madeira Tecnopolo com mais de 200 veículos à venda a preços que vão desde os 500 euros. A verdade é que no sector automóvel, este é o segmento que mais vende na Região Autónoma da madeira e sempre foi assim.

Mesmo em períodos em que se chegaram a vender até seis mil viaturas ‘zero quilómetros’, o mercado dos automóveis usados nunca deixou de ser forte e o mais representativo em termos de transacções globais do sector automóvel.

Refira-se que desde o início do ano e até ao final de Setembro (três trimestres), foram vendidos mais de 9.450 automóveis na Região, sendo certo que o número de viaturas novas não deve ultrapassar as 2.300 neste período de tempo, o que ainda assim é uma melhoria face a 2015, que já tinha sido um bom ano para as empresas que vendem carros de marca vindos da fábrica.

Se tivermos em conta os valores até Julho, disponibilizados pela ACIF no seu portal, que dão conta de 1.813 viaturas novas vendidas, extrapolarmos para um possível aumento em Agosto e Setembro deste ano comparado com os mesmos meses do ano passado (158 em Agosto e 171 em Setembro), uma vez que em apenas um mês de 2016 se registou uma quebra homóloga (162 em Abril face a 196 no mesmo mês de 2015), podemos facilmente calcular cerca de mais 487 viaturas nos meses que faltam contabilizar.

Ora, nesse particular, significaria que as viaturas novas ascenderiam a cerca de 2.300 de um total de 9.455 viaturas vendidas em toda a Região de Janeiro a Setembro. Ou seja, no mínimo, as viaturas usadas representariam pelo menos 75% do total de vendas automóveis em 2016.

No ano passado, por exemplo, segundo os dados oficiais da Direcção Regional de Estatística, com base em dados da Direcção Regional de Administração de Justiça (DRAJ), foram vendidos 13.069 veículos, entre ligeiros e pesados, sendo que a maioria foram ligeiros de passageiros, num total de 10.947. Deste total, há que retirar os 2.249 veículos novos transaccionados. Significa que 8.698 foram veículos considerados usados, num total de 79,4%. Poderá isto significar que os madeirenses estarão este ano a comprar mais carros novos, diminuindo o peso dos usados no total? É provável, mas só no final do ano ou quando forem divulgadas as estatísticas oficiais do 4.º trimestre de 2016 poderá ser feita uma conclusão.

Vendas até domingo

O ‘Mercado de Usados’, que nesta edição junta seis concessionários de venda de veículos, que são representados na ACIF pela Mesa da Secção de Multimarcas de Automóveis e Reparadores Independentes, é de entrada livre.

O objectivo é aproveitar esta oportunidade em que os consumidores têm maior disponibilidade para disponibilizar mais de duzentas viaturas, com preços em conta e veículos de qualidade garantida pela chancela da organização.

Assim, no Madeira Tecnopolo , estarão viaturas de diversas marcas com as melhores condições do mercado, com empresas participantes a serem certificadas pela ACIF-CCIM e a oferecem uma garantia de 2 anos, e condições de pagamento até 120 meses. CARXOP, ECO CAR, AUTO CRESCENTE, CARRO X, MANTÃO AUTOMÓVEIS e SOLAUTO são as empresas participantes.

Assim, desde ontem as portas abrem-se às 10 horas (hoje dia feriado) e fecham às 22 horas, abrem-se na sexta-feira às 14 horas e encerram à mesma hora, no sábado abrem-se mais cedo, pelas 10 horas, e encerram também pelas 22 horas, e no último dia, domingo, 4 de Dezembro, abrem às 10 horas e fecham mais cedo, pelas 20 horas.

Outras Notícias