Uma noite de mulheres

Com a cor preta como pano de fundo em homenagem às mulheres vítimas de assédio em Hollywood, foram elas que mais venceram os Globos de Ouro 2018

09 Jan 2018 / 02:00 H.

Preto. Esta foi a cor que ‘pintou’ o Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, onde decorreu a 75.ª edição dos Globos de Ouro. A cerimónia foi diferente de todas as outras, porque os nomeados e convidados vestiram-se com esta tonalidade em homenagem a todas as mulheres que, nos últimos meses de 2017, decidiram quebrar o silêncio e partilhar as suas histórias de assédio sexual, em Hollywood. Isto apesar de terem havido algumas excepções.

Ao longo da cerimónia, os protagonistas chamaram a atenção para a importância de dar voz a estas pessoas. E, por isso, Reese Witherspoon, que subiu ao palco do International Ballroom juntamente com o elenco de ‘Big Little Lies’ para receber o prémio de ‘Melhor Série’, garantiu que as histórias daqueles que foram vítimas de abuso ou assédio vão continuar a ser contadas. “Nós conseguimos ver-vos”, realçou.

A mensagem transmitida nesta cerimónia ganhou outra expressão, isto a contar pelo número de vencedores, que tanto na televisão como no cinema, foram maioritariamente as mulheres. Nicole Kidman foi a primeira de muitas a subir ao palco para receber o galardão. A artista venceu na categoria de ‘Melhor Atriz’ pelo papel que interpretou na mini-série ‘Big Little Lies’, produzida pela HBO, tendo descrito o globo de ouro como um símbolo “do poder” do sexo feminino.

Numa noite de mulheres, as galardoadas não se ficaram por aqui. Venceram também as actrizes Allison Janney, Saoirse Ronan, Frances McDormand, Rachel Brosnahan, Elisabeth Moss e Laura Dern (ver em destaque).

Outras Notícias