Título nacional garante lugar no Mundial

Maria Tomé teve uma recta final de luxo e conquistou o título nacional de tetratlo

Lisboa /
14 Mar 2018 / 02:00 H.

A jovem atleta Maria Tomé festejou, no passado fim-de-semana, a conquista de dois grandes feitos para a Região no que concerne à modalidade de tetratlo (natação, esgrima, corrida e tiro), ao sagrar-se campeã de Portugal de sub-19 e consequentemente garantir o passaporte para o Campeonato do Mundo da disciplina, que irá se realizar nas Caldas da Rainha no dia 8 de Abril.

A atleta do Ludens Clube Machico foi a figura em termos femininos na prova organizada pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno, que teve lugar na Academia Militar da Gomes Freire em Lisboa.

Numa prova bastante competitiva, a atleta insular começou por realizar uma boa prestação no segmento de natação (200 metros livres), tendo realizado o tempo de 2.18,70 minutos, que permitiu somar uns preciosos 273 pontos e assumir a liderança. Já na prova de esgrima, disputada a dois toques e em conjunto com os atletas masculinos, Maria Tomé viria a ter um problema técnico com as duas espadas de competição, o que levou a alguma desconcentração, tendo somado 154 pontos, o que a levou a ser relegada para o segundo lugar a 33 pontos/segundos da nova líder, Margarida Cardoso (Aonda), à entrada para o derradeiro segmento (tiro/corrida).

Contudo, a obtenção de duas excelentes sequências de tiro (a primeira e a terceira) e recuperando terreno na corrida, permitiu a jovem atleta tomar de assalto o topo da classificação, vencendo com um total de 935 pontos, mais 31 do que a segunda classificada, Margarida Cardoso e mais 72 pontos que a terceira classificada, Ana Marreiros (Bairro dos Anjos).

Para além da festa do título português, Maria Tomé veio ainda a comemorar o seu lugar nos Campeonatos do Mundo.