Susana Prada releva importância dos geossítios

Será apresentado hoje o ‘Roteiro da Geodiversidade da Ponta de São Lourenço’

22 Abr 2017 / 02:00 H.

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, destacou ontem a importância dos geossítios, argumentando que além da sua importância cultural e científica, “podem promover o crescimento da economia local, funcionando como pólo de atracção turística”.

A governante falava na sessão de abertura do programa de comemorações do Dia Mundial da Terra e do Dia Nacional do Património Geológico, realizada ontem à tarde no auditório daquela secretaria.

Susana Prada considera que “a preservação e valorização dos sítios de interesse geológico não podem ser encaradas como um estorvo ao progresso social das populações”, pelo contrário, “podem e devem ser consideradas como um factor de desenvolvimento”.

A titular da pasta do Ambiente e Recursos Naturais lembrou que a Madeira lançou em Março passado o site ‘Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira’ e o ‘Roteiro da Geodiversidade do Porto Santo’ e que, hoje mesmo, será apresentado o ‘Roteiro da Geodiversidade da Ponta de São Lourenço’.

Refira-se que o programa de ontem contemplou uma série de conferências; hoje, entre as 10 e as 14 horas, realizar-se-á uma visita aos geossítios localizados no Caniçal, nomeadamente o Miradouro da Ponta do Rosto, Prainha, Dunas da Prainha, Nossa Senhora da Piedade e Baía D’Abra. N.G.