Submarino a caminho da Madeira

20 Mai 2017 / 02:00 H.

    O ‘Arpão’, um dos dois submarinos da Marinha Portuguesa, visita a Madeira no final da próxima semana. Os madeirenses terão oportunidade de apreciar esta unidade naval no Funchal, numa visita que é pouco habitual.

    Os submarinos ‘Tridente’ e ‘Arpão’ foram adquiridos à Alemanha em 2010 e 2011, respectivamente. Desde então, apenas um veio à Madeira. Foi precisamente o ‘Arpão’, em Novembro de 2013. Na altura, chegou a ser anunciado que o navio estaria aberto às visitas da população mas tal iniciativa acabou por ser cancelada por motivos de segurança.

    O DIÁRIO apurou que, desta vez, o submarino deverá estar mesmo aberto ao público. Tem chegada prevista ao Funchal na sexta-feira e parte na segunda-feira.

    Hoje o ‘Arpão’ encontra-se no Norte do país, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha. Depois dirige-se para a Madeira.

    O ‘Arpão’ e o ‘Tridente’ foram comprados ao consórcio German Submarine Consortium, através da Man Ferrostaal, por mil milhões de euros, num polémico negócio feito pelo ex-ministro Paulo Portas.

    Entretanto, também na Madeira têm hoje lugar iniciativas comemorativas do Dia da Marinha. Pelas 10h30, a bordo do navio-patrulha ‘Zaire’ e ao largo do Funchal, terá lugar uma cerimónia de lançamento ao mar de uma coroa de flores e homenagem aos homens e mulheres falecidos no mar. O representante da República preside a este acto. Entre as 14h00 e as 17h00 o navio vai estar aberto à população. Serão ainda realizados baptismos de mar dirigidos a alunos das escolas, a partir da Estação Salva-vidas do Funchal, entre as 14h00 às 17h30. Os faróis da Ponta do Pargo e de São Jorge vão estar abertos a visitas, hoje e amanhã, das 14h00 às 17h00.

    Outras Notícias