‘Smart Cities’ chega

Foram investidos 25 mil euros no evento que decorre nos dias 11 e 12 de Maio

21 Mar 2017 / 02:00 H.

O conceito ‘turismo inteligente’ é o factor-chave para o desenrolar de uma nova iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Funchal (CMF) que pretende reunir, num congresso internacional, cidadãos, governantes e empresas para uma partilha de experiências, opiniões e discussões em prol do desenvolvimento do sector do turismo na Região.

O congresso ‘Smart Funchal - Cities & Tourism Summit’ surge no âmbito do plano de acção definido na Estretégia Municipal do Turismo que a CMFtem vindo a trabalhar nos últimos dois anos. “A nossa cidade tem de ser competitiva em termos do turismo. E por isso, a organização deste ‘Smart Funchal 2017’, um congresso internacional de cidade ligada ao turismo e às novas tecnologias, é para nós um marco de visão para o futuro. Os destinos têm de ser inteligentes, o turismo tem de se adaptar às novas tecnologias”, aponta Paulo Cafôfo, presidente da Autarquia.

Entre os mais de 20 oradores, nacionais e internacais, previstos para o congresso, destaca-se Kevin Brauch, uma ‘estrela’ televisiva, reconhecida a nível mundial. O convidado irá colocar em perspectiva a forma como se trabalha o turismo na “oferta, na comida, na bebida, na ‘noite’, naquilo que é a vida e a felicidade das pessoas, num contexto de destino inteligente”, afirma Vitor Pereira, responsável pela Conteúdo Chave, agência encarregue de organizar o evento de cariz internacional.

A nível nacional, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, também já tem presença confirmada no evento, no qual promete abordar a importância das ilhas num contexto internacional.

O objectivo da Câmara do Funchal é tornar a cidade numa refêrencia de ‘smart cities’ das cidades insulares, tendo sido investido neste congresso cerca de 25 mil euros.