Sete anos depois, CMF lança novo ‘site’ oficial

Vice-presidente fala em “ter uma Câmara cada vez mais próxima dos cidadãos”

09 Nov 2017 / 02:00 H.

Sete anos depois, aí está, novinha em folha e plena de novidades. A Câmara Municipal do Funchal (CMF) acaba de lançar a sua nova página oficial na Internet que poderá aceder em http://www.cm-funchal.pt, este que é o seu endereço institucional na rede.

A página foi desenhada de raiz e totalmente repensada a nível de organização e de conteúdos, para torná-la mais moderna, leve e, acima de tudo, acessível aos cidadãos, que passam a ter uma interface intuitiva e bastante mais eficaz no esclarecimento das matérias respeitantes à edilidade. Em suma: uma página atractiva e acessível, com a transparência como palavra de ordem.

O novo ‘site’ conta com uma interface fresca e apelativa, procurando ser o mais prático possível, tudo para que os visitantes possam chegar facilmente à informação que procuram. A página valoriza bastante a componente multimédia e a nova organização minimalista salta à vista.

Na barra cimeira, apresentam-se ‘O Município’, com destaque para a ‘Orgânica’ e para a disponibilização de toda a documentação oficial; ‘O Cidadão’, onde são descritos todos os ‘Serviços Municipais’; ‘O Turista’, com ligação directa ao ‘site’ Visit Funchal; e ‘O Investidor’, onde sobressai a componente estratégica da autarquia na dinamização da economia local e os incentivos ao investimento no concelho.

Já a páginas de boas-vindas apresenta, por sua vez, num desdobramento vertical: os temas de ‘Atualidade’, com a componente noticiosa, devidamente acompanhada pelas fotografias e vídeos mais recentes; os ‘Programas Sociais’, que são uma das apostas que mais têm marcado o executivo de Paulo Cafôfo; os ‘Prémios e Distinções’ da autarquia, distinguindo o trabalho camarário nacional e internacionalmente, nas mais diversas áreas de actuação; as ‘Estratégias’, documentos orientadores que passaram a ser uma regra na acção política do Executivo ao longo dos últimos anos, e que importa dar a conhecer à população e a todos os interessados; e, finalmente, ‘A Nossa Vereação’, com algumas das conquistas públicas mais marcantes do passado recente.

Novo ‘site’ era uma carência,
diz vice-presidente da CMF

Sobre o novo ‘site’, o vice-presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, fala no grande objectivo que é “ter uma Câmara cada vez mais próxima dos cidadãos.”

Miguel Gouveia, que tem o pelouro sobre a Modernização Administrativa da autarquia, diz que o executivo tem trabalhado empenhadamente a estratégia nesse sentido ao longo dos últimos anos e, depois da concretização da Loja do Munícipe, um dos projectos mais emblemáticos do primeiro mandato, e do lançamento de ferramentas tão úteis como o Funchal Alerta, segue-se agora a apresentação do novo ‘site’, “que era uma carência no que respeita à nossa presença actual nos meios digitais, dada a longevidade do anterior”. Em suma, é um conjunto de políticas que visa “promover o esclarecimento da população e contribuir para a transparência que é tão importante na gestão pública”.

‘Backoffice’ para os munícipes será a próxima fase

Olhando uma vez mais para o site, podemos verificar que os blocos estruturantes do novo ‘site’ são, por sua vez, ‘Serviços Online’, ‘Balcão do Investidor’, ‘Contratação Pública’, ‘PDM – Urbanismo’, ‘Transparência’, ‘Editais’ e ‘Reabilitação Urbana’, onde são passadas em revista todas as competências, serviços e dependências da autarquia e, muito especialmente, disponibilizados todo o tipo de documentos oficiais, regulamentos, concursos e estratégias actualizadas, “numa prática exemplar de gestão pública, fazendo do site camarário um repositório completo e de confiança perante todos os cidadãos”.

Miguel Silva Gouveia acredita que “este passará a ser uma plataforma de referência entre a autarquia e os cidadãos, uma ramificação dos serviços que estará sempre acessível a todos, em qualquer hora e em qualquer lugar, seja num computador, num tablet ou num smartphone”. “O papel de uma Câmara Municipal é ser um agente de proximidade e o novo ‘site’ vem reafirmar e reforçar a nova era no relacionamento entre a Câmara Municipal do Funchal e os seus munícipes”, garante.

Mas o novo ‘site’ camarário não está, contudo, finalizado. Segue-se, a partir de agora, a implementação da segunda fase, que será desenvolvida com recurso a meios internos, e que representará “mais um grande passo neste esforço integrado de Modernização Administrativa”, explica Miguel Gouveia.

O ‘site’ passará a ter, a médio-prazo, “um ‘backoffice’ reservado aos munícipes, que poderão assim usufruir de um canal próprio e personalizado com a instituição, assente num histórico de interacções, no acompanhamento permanente dos processos e no esclarecimento individualizado, caso a caso”, um processo exigente, mas imprescindível, que deverá estar concluído no próximo ano.

“O Funchal passa a deter uma das melhores páginas autárquicas do país, materializando a visão própria da cidade inteligente, e virada para o futuro, que estamos a construir”, conclui o autarca.

Outras Notícias