Secretário ouviu soluções para ribeira da Madalena

21 Abr 2017 / 02:00 H.

    O secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, participou ontem à tarde, no salão paroquial da Madalena do Mar, no encontro final de discussão pública sobre a regularização do troço final da ribeira da Madalena.

    O governante agradeceu a presença da população local, destacando a importância do seu envolvimento nas decisões que têm efeito concreto na sua vida corrente. Sérgio Marques realçou a prioridade do Governo Regional na preservação da segurança das populações, salvaguardada não só neste caso mas também noutras intervenções. Além disso, sublinhou que sem o financiamento comunitário seria impossível realizar este projecto, orçado em sete milhões de euros.

    Por seu lado, a projectista Gisela Frias destacou o facto desta ribeira ter uma exposição muito particular a material sólido, uma vez que a montante as encostas produzem rocha e terra solta, em quantidade pouco usual, mesmo para a realidade da Região.

    Na proposta de projecto está incluída uma inclinação acentuada no troço final, para favorecer um aumento da velocidade nesta secção, por forma a permitir um aumento da capacidade de transporte. Os projectistas destacaram igualmente a necessidade de desassoreamento regular da foz.

    Da parte dos populares foi recordado o grande aluvião dos anos 40 do século passado, que quase soterrou a freguesia. O director regional do Equipamento Social e Conservação, Amílcar Gonçalves, lembrou que já este ano existiram vários desprendimentos que ameaçavam entupir a ribeira, e que imediatamente recebeu a intervenção de máquinas do Governo Regional que garantiram a fluidez das águas.

    Neste encontro foi ainda referido que esta é apenas uma parte da solução para aquela ribeira. Efectivamente, está também a ser equacionada a possibilidade de construção, no futuro, de estruturas de retenção a montante.