Ronaldo coroado na Torre Eiffel

Madeirense deve receber hoje a quinta Bola de Ouro da carreira

07 Dez 2017 / 02:00 H.

Cristiano Ronaldo deverá receber hoje a quinta Bola de Ouro da carreira. A Torre Eiffel é o espaço escolhido pela France Football para coroar o madeirense como melhor jogador do Mundo em 2017. Depois da FIFA, agora é a publicação francesa a distinguir Cristiano Ronaldo, que assim sublinha um ano em cheio, no qual conquistou o campeonato espanhol, Liga dos Campeões, Supertaça de Espanha e Supertaça Europeia.

O vencedor da Bola de Ouro 2017 só será conhecido hoje, a partir das 18h45 (hora da Madeira), mas o internacional português é apontado como o grande favorito, já depois de ter conquistado o prémio The Best da FIFA, em Outubro passado. São 30 os jogadores nomeados, pois desta vez a France Football optou por não anunciar, previamente, uma lista de três finalistas. A classificação vai começar a ser revelada a meio da tarde, mas o vencedor só será conhecido na cerimónia de Paris, com transmissão na CMTV. A SportTV+ também preparou uma emissão especial.

A Bola de Ouro é novamente da exclusiva responsabilidade da France Football. Entre 2010 e 2015 a conceituada publicação francesa e a FIFA estabeleceram uma parceria para distinguir o melhor jogador do Mundo, nomeadamente com o prémio único, no caso o FIFA Ballon d’Or. Em 2016, no entanto, voltaram a entregar distinções em separado.

O madeirense prepara-se para receber a quinta Bola de Ouro, igualando assim Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015). A primeira foi em 2008, numa altura em que representava o Manchester United. Durante a parceria FIFA/France Football, Cristiano Ronaldo venceu por duas ocasiões, em 2013 e 2014, já com as cores do Real Madrid. Em 2016 voltou a ser eleito o melhor do Mundo.

Tendo em conta os anos em que os prémios foram entregues de forma separada, a tradição diz que quem vence o da FIFA também conquista a Bola de Ouro da France Football. Pelo menos tem sido sempre assim desde 2005. A última vez que tal não aconteceu, em 2004, o ucraniano Andriy Shevchenko venceu a Bola de Ouro, enquanto o brasileiro Ronaldo bateu a concorrência nos prémios FIFA. O organismo que gere o futebol mundial reúne as votações de capitães de selecções, seleccionadores e jornalistas. Já a France Football coloca a decisão nas mãos dos jornalistas, que assim votam para eleição do Bola de Ouro.

Cerimónia em grande

A France Football pretende engrandecer o momento da entrega da Bola de Ouro, daí escolher a mítica Torre Eiffel, em Paris, para acolher o evento desta noite. A ideia passa por aproximar a cerimónia daquela que é realizada pela FIFA nos prémios The Best. O antigo internacional francês, David Ginola, será o anfitrião, recebendo vários convidados na Torre Eiffel. Cristiano Ronaldo estará na capital francesa na companhia de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, e não é de descartar, também, a presença do treinador ‘merengue’ Zinedine Zidane, assim como de Emilio Butragueño.

Se tudo correr conforme o esperado, Cristiano Ronaldo já deve mostrar o troféu no sábado, em pleno Santiago Bernabéu, antes do Real Madrid-Sevilha. Depois a Bola de Ouro 2017 segue para o Museu CR7, no Funchal.

Outras Notícias