Pto Santo vai criar carta de extração de inertes

Câmara vai promover sessão de esclarecimento sobre a suspensão do PDM

13 Jan 2018 / 02:00 H.

O executivo da Câmara Municipal do Porto Santo vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a proposta a enviar à Assembleia Municipal do Porto Santo, acerca da suspensão parcial do PDM e suas medidas preventivas, que foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PSD e do Mais Porto Santo, na reunião de Câmara de terça-feira.

A sessão de esclarecimento público está marcada para a próxima quarta-feira, às 9 horas, tendo como convidado o engenheiro geológico João Batista.

“Como é do conhecimento de todos e principalmente dos empresários ligados a ramo da construção e exploração da areia, desde a aprovação do PDM, que se verificou que esta questão, de extracção de inertes, não foi devidamente resolvida”, começou por apontar Idalino Vasconcelos, presidente da Câmara do Porto Santo.

O autarca considera que durante vários anos a extracção de inertes “funcionou a título muito precário” tendo sido “sanada pela secretaria regional do Ambiente”.

O presidente da edilidade recorda que a vereação anterior já no ano de 2014 iniciou este processo, sendo que, no decurso do mandato apenas contratou um levantamento tipográfico para zona.

Contudo, entende Idalino Vasconcelos, “era necessário um levantamento especializado, como uma carta de Geo-recursos, que fizesse um levantamento rigoroso das necessidades do Porto Santo para os próximos 50 anos”.

E deu exemplo da estação de areia, de pedra, a deposição de materiais de construção, demolições e escavações. Ora, o autarca frisa que este trabalho nunca “ foi adjudicado a ninguém”, levando a que hoje “estamos numa situação difícil”.

Na sessão de esclarecimento será feita uma resenha histórica sobre as propostas anteriores enviadas ao Município sobre a exploração dos recursos geológicos da ilha do Porto Santo.

A segunda parte da sessão de esclarecimento será realizada no auditório da Câmara Municipal do Porto Santo e abordará a definição de estratégias a desenvolver para a futura carta de exploração e gestão de recursos naturais da ilha.

Outras Notícias