PSD aposta no Provedor para Junta de Santa Cruz

Apesar estreante na política, Manuel Vieira já derrotou Savino Correia

22 Abr 2017 / 02:00 H.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, Manuel Vieira, vai ser o cabeça de lista do PSD nas próximas eleições, concorrendo à presidência da Junta de Freguesia sede de concelho.

Depois de conhecidos os candidatos às juntas de freguesia do Caniço (Damião Coelho) e da Camacha (Hélder Silva), surge agora a confirmação de Manuel Vieira como candidato do principal partido na oposição à ‘reconquista’ da Junta de Freguesia de Santa Cruz.

Filiado no PSD desde o ano passado, o candidato por Santa Cruz, Manuel Vieira, tem 59 anos e é muito conhecido pela sua actividade na área social.

Embora seja um ilustre desconhecido da actividade política, Manuel Vieira ganhou ‘fama’ em 2012 quando ousou concorrer à Misericórdia de Santa Cruz enfrentando então a candidatura do ex-presidente de Câmara, Savino Correia. Que na altura era o presidente da Assembleia geral da Santa Casa.

Uma disputa que para surpresa de muitos, foi ganha pela lista encabeçada por Manuel Vieira. Este técnico de contabilidade, que na altura já era tesoureiro da Misericórdia santa-cruzense (desde 2005), reuniu a clara preferência da maioria dos Irmãos, ao ser eleito com 132 votos, contra os 101 depositados em Savino Correia.

Surpreendente, ou talvez não, a vitória de Manuel Vieira terá comprometido as possibilidades de Savino Correia voltar a ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Santa Cruz, porque para muitos ‘políticos’ locais, a corrida eleitoral à Santa Casa foi vista como uma espécie de primárias para as eleições Autárquicas do ano seguinte.

A vitória inequívoca de Manuel Vieira acabou por ser ainda mais estrondosa para o ‘peso pesado’ Savino Correia, que tinha na lista vários nomes ligados ao ‘núcleo duro’ do PSD local e a diversas instituições locais.