Projecto escolar visa valorizar ciências

03 Jan 2018 / 02:00 H.

No âmbito das parcerias estratégicas do Programa ERASMUS+, a Escola Gonçalves Zarco está a iniciar um novo projeto, bastante ambicioso pelo impacto e envolvência com o sector do ensino universitário, intitulado ‘Science Schooling’.

O seu objectivo é valorizar o ensino e a aprendizagem das ciências, com escolas, universidades e instituições públicas e privadas, sendo que, no que se refere a valores, a escola irá receber 37 mil euros destinados às deslocações e ao desenvolvimento de actividades.

As prioridades do projecto visam comprometer os alunos com os desafios na vida real na sociedade, em acções de colaboração práticas na área das ciências e oferecer aos alunos a possibilidade de participar em projectos e diferentes formas de aprendizagem dirigidas ao trabalho prático, dinamizando conteúdos transversais que contribuam para a criação de oportunidades que mudem a imagem da ciência.

A Escola Gonçalves Zarco conta com vários parceiros, como a Finlândia, nomeadamente a Universidade de Eastern Finland, com mais de 15 000 alunos, da Roménia participa a Universidade Stefan Cel Mare Sceava, que apresenta mais de 200 acordos de cooperação internacionais, da Espanha e Barcelona juntam-se duas entidades, designadamente a Universidade Politécnica da Catalunha e a associação sem fins lucrativos ‘Working with Europe’.

A Grécia representa-se pelo volégio privado Platon M.E.P.E, que é membro de várias redes nacionais e internacionais, a Polónia participa com o Gimnazjum Ner 2, que se distingue por dinamizar aulas bilingues nas disciplinas de Biologia, História e Física, a Pasvalio Levens Pagrindine Mokykla representa a Lituânia e Israel faz-se representar com o Modiin Municipality, entidade que participa em vários projetos na área do ambiente em competições internacionais na área das ciências.

Este projecto do Programa ERASMUS+ tem uma duração de 30 meses, estando previsto a sua conclusão em Fevereiro de 2020, durante o período em que mobilizará alunos, professores e as comunidades locais das várias regiões.

Refira-se que aquela escola está a finalizar um outro projecto o ‘Entrepreneurship: a step to the future ERASMUS +’, tendo recentemente participado em mais uma mobilidade em Istambul, onde durante uma semana alunos e professores desenvolveram diversas actividades.

Outras Notícias