PRODERAM concede 1,5 milhões para rega

a rega desempenha

19 Jun 2017 / 02:00 H.

O secretário regional de Agricultura e Pescas (SRAP) aprovou, na passada sexta-feira (dia 16 de Junho), a candidatura da Associação da Levada da Serra da Alegria ao PRODERAM - Programa de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira. O investimento na ordem dos 1,5 milhões de euros destina-se à recuperação das regadeiras da Levada da Serra da Alegria, em São Roque.

Medida visa melhor distribuição e uso da água

O projeto foi candidatado à submedida 4.3.2 que visa, entre outros, “apoiar a disponibilização de água aos prédios rústicos, nomeadamente através da retenção de recursos hídricos superficiais, da implementação de sistemas de transporte e de distribuição eficientes e de métodos de rega adequados e apoiar a promoção do uso mais eficiente da água através da reabilitação e modernização de infraestruturas primárias e secundárias (captação, transporte e distribuição de água) ”, explica o comunicado da SRAP.

Directivas privilegiam investimento no regadio

Para Humberto Vasconcelos, que tutela o PRODERAM, a aprovação destes investimentos reveste-se de grande importância por serem destinados ao regadio. “Sabemos que a rega desempenha um papel fundamental na agricultura e há directivas que privilegiam o investimento na rega, disse.

O secretário salientou o facto de serem obras que “vão recuperar e beneficiar algumas levadas e infraestruturas já existentes, permitindo uma melhor captação e utilização de um recurso valioso que é a água”.

Outras Notícias