Prendas para muitos sapatinhos

A Agenda Cultural de Dezembro/ Janeiro vem repleta de música e mais sugestões

06 Dez 2017 / 02:00 H.

Começou ontem o VI Madeira Micro Internacional Film Festival (MMIFF), uma montra para uma selecção de filmes, dentro do cinema fantástico e experimental. O evento que decorre até ao dia 8 no antigo edifício Cine Sol (Cinema Paraíso) e no Centro Cultural John Dos Passos, ambos na Ponta do Sol, está entre as propostas da Agenda Cultural da Direcção Regional de Cultura para o mês de Dezembro. Exposições e música são áreas em destaque no programa para Dezembro e Janeiro.

O MMIFF vai para além dos seis filmes em cartaz. Há debates, conversas, projecções extra, workshops, masterclasses e festas, num evento alargado apreciado por madeirenses e por visitantes, alguns que se deslocam à Madeira para este fim. Hoje é exibido o filme ‘Euthanizer’, de Teemu Nikki, às 18h30, no Cine Sol. O filme datado deste ano é de origem finlandesa, é um thriller/comédia. Depois, no John Dos Passos pode ver às 22h30 o drama ‘Gook’, de Justin Chon.

Na música há muito para acompanhar, a começar pelas propostas da Orquestra Clássica da Madeira, este mês com mais actividade do que o habitual. Além do concerto ‘Fantasia Disney’, já aqui noticiado, a acontecer no dia 16, a formação ‘tutti’ tem concertos nos próximos sábado e no domingo, e nos dias 28 de Dezembro e 1 de Janeiro, respectivamente os concertos de Fim de Ano e de Ano Novo. No arranque do próximo ano tem ainda mais três concertos nos dias 13,19 e 20 de Janeiro.

A Música nas Capelas segue hoje com o duo Elisa & Tiago, na Capela de São Sebastião. No dia 28 pode ouvir ‘Ancor Piú’.

A Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira dá continuidade à temporada com novas propostas. Ao piano, no Teatro Baltazar Dias, pode ouvir no sábado Leonel Morales Alonso. No dia 22 é a vez da soprano Carla Moniz actuar na Igreja Inglesa. No dia 30, a AACMM assinala o centenário da morte de Scott Joplin no Baltazar Dias, palco que recebe depois a 21 de Janeiro a pianista Diana Nocchiero.

A Orquestra de Bandolins da Madeira tem concertos nos dias 6,13, 20 e 22 de Dezembro, a 22 o Especial de Natal no Baltazar Dias. Em Janeiro nos dias 1, 10, 17, 24 e 31, no dia 1 o concerto Especial de Ano Novo. Todos no Centro de Congressos da Madeira.

No domingo poder ver o Consort Bisel no Solar do Ribeirinho, em Machico e na sexta-feira, dia 15, a Orquestra de Bandolins no Instituto do Vinho da Madeira. As duas formações são da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.

Ainda na música, a Associação Teatro Experimental do Funchal lança o seu primeiro CD intitula-se ‘Canções de Teatro Para a Infância’ no dia 20 na Galeria Infoart.

O Grupo de Teatro de Machico promove o seu Machicartes no dia 30 de Dezembro.

Neste mês renda-se às exposições que se encontram já patentes ao público no Museu Etnográfico da Madeira, no Art Center Caravel, na Galeria Infoart, no Museu da Baleia da Madeira, no Parque Temático da Madeira, na Galeria Marca de Água, no Museu Henrique e Francisco Franco, na Galeria.a e no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira. Pode também ver a partir de amanhã no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) uma exposição alusiva ao Natal - ‘O Natal/ A ‘Festa’ nas Crónicas de Horácio Bento de Gouveia’, até 31 de Janeiro; e entre a próxima segunda e 13 de Janeiro ‘Arquipélago (juntos somos mais do que ilhas), na Restock Galeria.

Na terça-feira inaugura ‘O Natal da Casa da Calçada’, na Casa-Museu Frederico de Freitas; e de hoje a oito dias uma exposição alusiva a presépios madeirenses da autoria de Cláudia Gouveia, no Aeroporto da Madeira. No Museu Etnográfico a quadra também se faz sentir na nova mostra ‘Presépios da Festa: Tradição ou inovação, eis a questão’, a partir do dia 16. No mesmo dia o MUDAS inaugura ‘Alvoro’, de António Barros. Para ver até Abril.

Para as crianças há uma série de iniciativas no ABM, no MUDAS, no Museu da Baleia, na Frederico de Freitas e Quinta das Cruzes. Há também teatro. ‘A Cigarra e a Formiga’ é a proposta do Teatro Experimental do Funchal até ao dia 21 de Dezembro, no Cine Teatro Santo António.

A agenda integral está disponível em http://cultura.madeira-edu.pt/agendacultural/AgendaCultural/DownloadAgendaCultural/tabid/1175/language/pt-PT/Default.aspx.

MMIFF com várias propostas

Quarta | 18h30

- Cine Sol

‘Euthanizer’

de Teemu Nikki

(2017 / Finland / Thriller/Comedia / 85 Min)

Quarta | 22h30

Centro Cultural John Dos Passos

‘Gook’

de Justin Chon

(2017 / Usa / Drama / 96 Min)

Quinta | 18h30

Cine Sol

‘Pin Cushion’

de Deborah Haywood

(2017 / Uk / Drama / 85 Min)

Quinta | 22h30

Centro Cultural John Dos Passos

‘Train Driver’s Diary’

de Milos Radovic

(2016 / Servia / Comedia / 85 Min)

Sexta | 21h00

Centro Cultural John Dos Passos

‘Les Affamés’

de Robin Aubert

(2017 /Canadá / Drama/Horror / 110 Min)