Porque todos nós precisamos de ‘Afectos’

Exposição ao abrigo da Casa do Voluntário foi inaugurada ontem no ‘La Vie’

14 Nov 2017 / 02:00 H.

A vida é pautada por momentos de carência, sobretudo quando falamos de carinho e ternura. Pequenos gestos geram grandes mudanças e esse é um dos muitos propósitos da Casa do Voluntário, que reuniu várias instituições numa ideia traduzida em ‘Afectos’.

É assim o nome dado à mostra inaugurada ontem, no centro comercial La Vie, e que estará patente até ao dia 24 deste mês, com o intuito de expor a veia artística de voluntários e utentes ligados a 42 instituições.

Promover a Feira das Vontades, certame que decorre na Avenida Arriaga, desde a próxima quinta-feira até domingo, é outra das intenções manifestadas, mas que entra em simbiose com a ideia central de tudo isto: “Promover o trabalho desenvolvido ao longo do ano e lembrar que o voluntariado é uma peça chave da nossa vivência”, disse Helena Correia, directora da Casa do Voluntário.

Nesta que é a 10.ª edição desta exposição, em que o tema varia de ano para ano, a adesão de expositores e visitas “tem crescido” e os pedidos “não param de aumentar”, adiantou Helena Correia.

A Casa do Povo do Curral das Freiras é uma das instituições presentes na exposição e segundo Eugénio Vasconcelos, actual presidente desta casa, ‘Afectos’ tem “tudo a ver com o que mais necessitamos actualmente”, isto porque “existem muitas pessoas desiludidas e a sofrer com a crise”, sendo que estas iniciativas “ajudam a criar laços” e a constituir “uma família na própria instituição”.

O isolamento dos idosos e o valor que muitas pessoas “não dão ao rendimento mínimo” leva a que as instituições, na sua globalidade, promovam cursos de formação e integração na sociedade, combatendo a marginalidade social “com campanhas deste género”, reforçou Eugénio Vasconcelos.

Agora segue-se a Feira, numa tentativa de angariar fundos, um dos mecanismos a que as instituições estão submetidas quanto à sua auto-sustentabilidade. A nós cabe-nos a tarefa de consciencializar sobre quais são as nossas Vontades.

Outras Notícias