Poncha com rum
e não com ‘vodka’

Objectivo é proteger e distinguir a utilização do ‘Rum da Madeira’

27 Dez 2017 / 02:00 H.

Realiza-se hoje, nas instalações do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), o lançamento do dístico “Poncha Aqui é com Rum da Madeira”. Uma iniciativa do Governo Regional que visa proteger um produto tipicamente madeirense, cujo consumo tem vindo a aumentar, dentro e fora de portas, e que tem como principal ingrediente a aguardente de cana sacarina, também designado por ‘Rum da Madeira’, que constitui um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), produzido na Região, confirmada e caracterizada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 5/2011/M, de 15 de março.

Por isso o grande objectivo é proteger e distinguir a utilização do ‘Rum da Madeira’, promovendo a diferenciação com outras bebidas destiladas e contribuindo igualmente para um melhor escoamento e aproveitamento da respectiva matéria-prima base, a cana-de-açúcar.

Com este propósito, através da Portaria n.º 187/2017, de 7 de Junho, foi então criado o distintivo “Poncha aqui é com Rum da Madeira”, que visa distinguir os estabelecimentos de restauração e similares que cumpram os critérios previstos no regulamento.

Para Humberto Vasconcelos, secretário Regional de Agricultura e Pescas, este é mais um passo para a defesa dos produtos regionais. “Acima de tudo queremos distinguir a boa poncha feita com o nosso rum, em detrimento daquela que é feita com vodka que tem uma qualidade manifestamente inferior” disse o governante adiantando que “desta forma não só iremos consumir o produto genuíno, como estaremos a privilegiar a economia regional”. Para o secretário “sempre que escolhemos produtos regionais estamos a contribuir para a nossa economia, para o bem do nosso agricultor”.

Uma vez que a época natalícia corresponde a um ponto alto do consumo de poncha o Governo, dando continuidade à sua estratégia de promoção e divulgação dos produtos agrícolas e agro-alimentares regionais sob a égide da marca «Produto da Madeira», aproveita a oportunidade para o lançamento oficial e promoção do símbolo gráfico “Poncha AQUI é com Rum da Madeira”.

Outras Notícias