Política para as famílias dá nova distinção à CMF

Funchal volta a integrar núcleo de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’

30 Nov 2016 / 02:00 H.

É uma distinção nacional que o Funchal recebe pelo segundo ano consecutivo. Trata-se da bandeira verde de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, que é atribuído pelo Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

A Câmara do Funchal regozija-se com a distinção, que entende como recompensa pelo esforço que tem sido feito ao nível das políticas sociais que beneficiam as famílias. “É mais uma distinção de uma associação importante e reconhecida por todos, que sublinha o excelente trabalho que o Funchal tem feito”, sublinha a vereadora Madalena Nunes.

Medidas de desagravamento fiscal, como o IMI Familiar, são apontadas pela autarca como exemplo das boas práticas do município no apoio às famílias. Mas há outras acções a esse nível como o programa de Apoio à Natalidade e à Família ou o Subsídio Municipal de Apoio ao Arrendamento. “Estamos a falar de medidas concretas que vieram incentivar a natalidade, bem como ajudar as famílias em crescentes dificuldades face às variadas despesas dos dependentes, desde escolares, de alimentação e saúde, bem como as despesas relativas ao pagamento de rendas, para os agregados com maiores dificuldades socioeconómicas”, acrescenta Madalena Nunes. A vereadora acrescenta ainda que as políticas sociais são a “imagem de marca” do executivo municipal liderado por Paulo Cafôfo.

A Câmara explica também que a entidade que considera ou não o trabalho das autarquias tem em conta duas vertentes distintas: as políticas desenvolvidas a favor dos munícipes, sobretudo as famílias com três ou mais filhos, e as práticas da autarquia em relação aos seus próprios funcionários, nomeadamente no que toca à conciliação entre o trabalho e a família.